sicnot

Perfil

Mundo

Homem recebe o primeiro transplante de pénis nos EUA

Thomas Manning recebeu o primeiro transplante de pénis nos Estados Unidos da América, num hospital em Massachusetts. O homem de 64 anos viu o seu pénis ser removido durante a sua batalha contra o cancro.

Sam Riley

O transplante teve lugar na semana passada e demorou cerca de 15 horas. O pénis veio de um doador já morto.

"Eu quero voltar a ser quem era era", disse o paciente ao The New York Times, numa entrevista num quarto de hospital, onde declarou ainda que não estava preparado para olhar bem para o seu novo transplante.

O médico Curtis Cetrulo disse ao The New York Times que Thomas vai poder urinar dentro de semanas e ter relações sexuais em alguns meses.

É uma cirurgia experimental, que faz parte de uma programa de investigação que ajuda os combatentes veteranos com problemas da bacia, assim como pacientes com cancro e vítimas de acidentes.

O primeiro transplante de pénis no mundo foi realizado em 2014 na Universidade de Stellenbosch, na África do Sul. O pénis do paciente foi amputado três anos após sofrer complicações com uma circuncisão. A cirurgia foi bem sucedida e, anos mais tarde, o homem conseguiu ter um filho.

Um homem na China também recebeu um transplante deste tipo em 2005. Contudo, o homem pediu que retirassem o novo pénis, devido aos problemas psicológicos experienciados por ele e a mulher.