sicnot

Perfil

Mundo

Ovnis e extraterrestres em conferência de imprensa na Casa Branca

A conferência de imprensa diária da Casa Branca é sobretudo consagrada à atualidade. É raro que as interrogações sobre ovnis e a possibilidade de vida extraterrestre surjam, mas no encontro com os jornalistas desta segunda-feira foram o tema central.

Imagem que correu mundo - e agora a Internet - de um ovni despenhado em Roswell em 1947.

Imagem que correu mundo - e agora a Internet - de um ovni despenhado em Roswell em 1947.

Roswell, cidade do Novo México, ficou para a História como um local onde se despenhou um objeto voador não identificado em 1947, que foi estudado e escondido pelo Exército norte-americano na Área 51 - base militar do Nevada, envolta no maior dos segredos.

Vário Presidentes norte-americanos foram sucessivamente interrogados sobre as atividades que se desenvolviam na Área 51. Nenhum respondeu de forma a satisfazer o público e as teorias da conspiração sucederam-se.

Desde que está Casa Branca que Barack Obama escolheu o humor para responder a tais questões, afirmando que a leitura dos dossiês até é pouco excitante.

"Devo dizer-lhes que até é dececionante. Várias vezes me colocam questões sobre Roswell e os ovnis, mas estas informações 'top secret' não são assim tão excitantes como vocês imaginam", garantiu Obama numa entrevista publicada na revista GQ em 2015.

Resposta que dá então origem a outra pergunta: se as informações sobre a Área 51 são assim tão insignificantes, porque não torná-las públicas? Foi a questão colocada na conferência de imprensa desta segunda-feira.

"Há questões para as quais nem o porta-voz da Casa Branca tem a resposta", brincou Josh Earnest remetendo os jornalistas para o próprio Presidente, no próximo encontro com os jornalistas.

Em 1995, em resposta a um rapaz de 13 anos que insistentemente questionava Bill Clinton sobre tais dossiês, o Presidente de então disse: "Ryan, eis a resposta. Não, que eu saiba nenhum objeto voador não identificado se despenhou em Roswell, no Novo México, em 1947. E se a Força Aérea norte-americana encontrou corpos de extraterrestres, não me falaram disso".

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28

    Economia

    Com o crescimento do turismo, que continua a bater recordes, as companhias aéreas querem profissionais para reforçar as rotas com maior procura e oferecer novos destinos. Só a TAP prevê contratar mais 700 pessoas este ano para várias funções, incluindo 300 tripulantes de cabina e 170 pilotos.

  • Trump remarca encontro com Kim Jong-un no Twitter
    2:33

    Mundo

    A Coreia do Sul e a Coreia do Norte reuniram-se pela segunda vez em menos de um mês. Os Presidentes dos dois países dizem que estão a cooperar para que a cimeira entre Washington e Pyongyang, em Singapura, seja um sucesso. Donald Trump regressou ao Twitter para remarcar a cimeira a 12 de junho.