sicnot

Perfil

Mundo

Grupo de migrantes incendeia centro de acolhimento em Lampedusa

Um grupo de migrantes pegou fogo a um prédio num centro de acolhimento de refugiados em Lampedusa. As autoridades detiveram de imediato os quatro homens resonsáveis pelo incêndio e afirmam que não há registo de feridos.

reuters

O protesto mostra o aumento das tensões nos vários centros em Itália que recebem centenas de refugiados diariamente.

Nos últimos meses houve vários protestos neste abrigo contra as regras de asilo da União Europeia.

Lampedusa é um dos principais locais de registo da identidade e impressão digital de quem quer entrar na Europa. A legislação europeia diz que os migrantes devem permanecer no país por onde entram no continente e onde foram registados, o que os impede de seguir para outros países.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.