sicnot

Perfil

Mundo

Aliado de Presidente Erdogan é candidato único a primeiro-ministro da Turquia

O partido no poder na Turquia nomeou hoje um aliado do Presidente Recep Tayyip Erdogan como candidato único a primeiro-ministro.

© Umit Bektas / Reuters

Um porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), Omer Celik, anunciou a nomeação do ministro dos Transportes, Binali Yildirim, como líder da formação, o que implica que se torne automaticamente primeiro-ministro.

Minutos depois do anúncio, num discurso que pronunciava em Istambul, Yildirim prometeu trabalhar em "total harmonia" com Erdogan.

"Vamos trabalhar em total harmonia com todos os nossos camaradas do partido a todos os níveis, começando pelo nosso presidente e líder fundador", disse Yildirim, referindo-se a Erdogan.

Binali Yildirim, 60 anos, será o candidato único no congresso do AKP previsto para domingo, convocado após a demissão do líder e primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

A comissão executiva do AKP aprovou a nomeação de Yildirim com 80 por cento dos votos, segundo a televisão CNN Turk.

Lusa

  • Condutora que atropelou peregrinos "internada compulsivamente"

    País

    A condutora do veículo que hoje atropelou seis peregrinos na Estrada Nacional 365, em Alcanena, apresentava problemas do foro psicológico e teve de ser internada compulsivamente. O atropelamento esta madrugada fez uma vítima mortal, um homem, e feriu cinco pessoas, uma das quais em estado grave.

  • Maduro deve ser reeleito em eleições contestadas pela oposição
    1:46

    Mundo

    Os venezuelanos elegem hoje o Presidente que deverá estar à frente do país até 2025. Há quatro candidatos, mas Nicolás Maduro é o favorito na corrida. A oposição apelou ao boicote e vários países da América e das Caraíbas, os EUA e a UE já avisaram que não reconhecerão resultados de uma eleição que não é livre nem transparente.

  • A solução de Elon Musk para os engarrafamentos em Los Angeles
    1:23