sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco vai receber a mais alta autoridade sunita

O papa Francisco vai receber segunda-feira no Vaticano, pela primeira vez, o xeque Ahmed Al-Tayeb, grande imã de Al-Azhar, a mais alta autoridade do Islão sunita no mundo, anunciou esta quinta-feira o porta-voz do Vaticano.

Cliff Owen

"Esta audiência está em preparação e está prevista para segunda-feira", declarou à agência noticiosa France Presse o padre Federico Lombardi, sem adiantar mais pormenores sobre o encontro do papa com o grande imã desta instituição sunita, com sede no Cairo, Egito.

Nunca houve um encontro entre um papa e um grande imã de Al-Azhar.

O encontro marcará o fim do esfriamento das relações entre a instituição sunita e a Santa Sé, que se tornaram delicadas depois das declarações polémicas do anterior líder da Igreja Católica Bento XVI, num discurso em Ratisbonne (Alemanha), em 2006.

As relações foram mesmo interrompidas em 2011, quando a grande Universidade do Cairo reagiu com veemência face à posição pública do pontífice alemão depois de um ataque mortal contra uma igreja copta ortodoxa em Alexandria.

O diálogo foi retomado pouco a pouco desde o início do pontifício de Francisco, com o envio de enviados de ambos os lados.

Em março de 2014, um representante da mesquita, Mahmoud Azab, participou numa iniciativa interconfessional para lançar uma rede de luta contra todas as formas de escravatura moderna e de tráfico de pessoas.

"O diálogo nunca foi interrompido, esteve apenas suspenso", disse o responsável.

Lusa

  • DIRETO: Célula terrorista preparava grande atentado na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das vítimas mortais do atentado em Barcelona era de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. A polícia procura quatro jovens e há outras quatro detenções confirmadas. Os autores dos ataques na Catalunha, que mataram 14 pessoas e feriram 140, pertenciam ao mesmo grupo. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35

    Ataque em Barcelona

    Em Cambrils, também na Catalunha, foram mortos cinco alegados terroristas que atropelaram várias pessoas, uma morreu e seis ficaram feridas, quando escapavam a uma perseguição policial, esta madrugada. As autoridades investigam uma eventual relação entre os dois atentados. Nota: chamamos à atenção para a violência das imagens, que podem chocar os espetadores mais sensíveis.

  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55

    País

    As temperaturas altas e o vento forte estão a provocar reacendimentos em Mação. No terreno mantêm-se cerca de 800 bombeiros, numa altura que que há receio que as chamas voltem a ficar ativas, como explica o repórter Rui Carlos Teixeira.