sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco vai receber a mais alta autoridade sunita

O papa Francisco vai receber segunda-feira no Vaticano, pela primeira vez, o xeque Ahmed Al-Tayeb, grande imã de Al-Azhar, a mais alta autoridade do Islão sunita no mundo, anunciou esta quinta-feira o porta-voz do Vaticano.

Cliff Owen

"Esta audiência está em preparação e está prevista para segunda-feira", declarou à agência noticiosa France Presse o padre Federico Lombardi, sem adiantar mais pormenores sobre o encontro do papa com o grande imã desta instituição sunita, com sede no Cairo, Egito.

Nunca houve um encontro entre um papa e um grande imã de Al-Azhar.

O encontro marcará o fim do esfriamento das relações entre a instituição sunita e a Santa Sé, que se tornaram delicadas depois das declarações polémicas do anterior líder da Igreja Católica Bento XVI, num discurso em Ratisbonne (Alemanha), em 2006.

As relações foram mesmo interrompidas em 2011, quando a grande Universidade do Cairo reagiu com veemência face à posição pública do pontífice alemão depois de um ataque mortal contra uma igreja copta ortodoxa em Alexandria.

O diálogo foi retomado pouco a pouco desde o início do pontifício de Francisco, com o envio de enviados de ambos os lados.

Em março de 2014, um representante da mesquita, Mahmoud Azab, participou numa iniciativa interconfessional para lançar uma rede de luta contra todas as formas de escravatura moderna e de tráfico de pessoas.

"O diálogo nunca foi interrompido, esteve apenas suspenso", disse o responsável.

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.