sicnot

Perfil

Mundo

EUA recusam proposta russa de bombardeamentos conjuntos na Síria

O Pentágono recusou hoje a proposta russa para bombardeamentos conjuntos contra grupos jihadistas na Síria, afirmando que os Estados Unidos "não colaboram" militarmente com a Rússia.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Stringer . / Reuters

"Não colaboramos e não nos coordenamos com os russos" nas operações militares na Síria, afirmou um porta-voz do Pentágono, o capitão-de-mar-e-guerra Jeff Davis.

O porta-voz explicou que os dois países têm objetivos diferentes nas respetivas operações militares em território sírio.

"As operações russas visam favorecer e apoiar o regime de Bashar al-Assad e nós estamos unicamente concentrados na derrota do Daesh", disse.

Davis disse ainda que não houve, até ao momento, qualquer proposta formal da Rússia sobre tais ataques conjuntos: "Vi as mesmas notícias que vocês, não nos foi apresentado nada de formal", disse.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, afirmou hoje ter proposto aos Estados Unidos bombardeamentos conjuntos russos e norte-americanos contra grupos jihadistas na Síria a partir de 25 de maio, na próxima semana.

Shoigu precisou tratar-se de atacar a Frente al-Nosra, ramo sírio da Al-Qaida, e outros grupos armados ilegais que não apoiam a trégua na Síria.

A Rússia e os Estados Unidos, que copresidem ao Grupo Internacional de Apoio à Síria (International Syria Support Group, ISSG), afirmaram no princípio de maio a intenção de "redobrar esforços" para estender o cessar-fogo a todo o território sírio e alcançar uma solução política para o conflito.

A trégua, instaurada a 27 de fevereiro para facilitar negociações de paz, não abrange os grupos jihadistas.

Com Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.