sicnot

Perfil

Mundo

EUA recusam proposta russa de bombardeamentos conjuntos na Síria

O Pentágono recusou hoje a proposta russa para bombardeamentos conjuntos contra grupos jihadistas na Síria, afirmando que os Estados Unidos "não colaboram" militarmente com a Rússia.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Stringer . / Reuters

"Não colaboramos e não nos coordenamos com os russos" nas operações militares na Síria, afirmou um porta-voz do Pentágono, o capitão-de-mar-e-guerra Jeff Davis.

O porta-voz explicou que os dois países têm objetivos diferentes nas respetivas operações militares em território sírio.

"As operações russas visam favorecer e apoiar o regime de Bashar al-Assad e nós estamos unicamente concentrados na derrota do Daesh", disse.

Davis disse ainda que não houve, até ao momento, qualquer proposta formal da Rússia sobre tais ataques conjuntos: "Vi as mesmas notícias que vocês, não nos foi apresentado nada de formal", disse.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, afirmou hoje ter proposto aos Estados Unidos bombardeamentos conjuntos russos e norte-americanos contra grupos jihadistas na Síria a partir de 25 de maio, na próxima semana.

Shoigu precisou tratar-se de atacar a Frente al-Nosra, ramo sírio da Al-Qaida, e outros grupos armados ilegais que não apoiam a trégua na Síria.

A Rússia e os Estados Unidos, que copresidem ao Grupo Internacional de Apoio à Síria (International Syria Support Group, ISSG), afirmaram no princípio de maio a intenção de "redobrar esforços" para estender o cessar-fogo a todo o território sírio e alcançar uma solução política para o conflito.

A trégua, instaurada a 27 de fevereiro para facilitar negociações de paz, não abrange os grupos jihadistas.

Com Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.