sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos cinco mortos em ataque suicida num mercado em Bagdade

Pelo menos cinco pessoas foram hoje mortas e 22 feridas num ataque suicida num mercado da cidade de Al Duyeil, de maioria xiita e situada 60 quilómetros a norte de Bagdade, referiu fonte policial à agência noticiosa Efe.

© Khalid Al Mousily / Reuters

O bombista suicida acionou os explosivos que transportava em pleno mercado, de imediato cercado por forças de segurança para facilitar a transferência das vítimas para os hospitais. Alguns dos feridos permaneciam em estado considerado muito grave.

O ataque ocorreu após a vaga de atentados de terça-feira em Bagdade, atribuídos ao Daesh e que provocaram 45 mortos e dezenas de feridos.

O Daesh, que em junho de 2014 proclamou um califado nas zonas sob o seu controlo na Síria e Iraque, tem intensificado ultimamente os atentados contra civis, enquanto perde terreno no campo de batalha.

Segundo o Pentágono, o grupo extremista perdeu 45% do seu território no Iraque e 20% na Síria desde o início da ofensiva da coligação liderada pelos Estados Unidos e anunciada em setembro de 2014 por Barack Obama.

Com Lusa

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".