sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos cinco mortos em ataque suicida num mercado em Bagdade

Pelo menos cinco pessoas foram hoje mortas e 22 feridas num ataque suicida num mercado da cidade de Al Duyeil, de maioria xiita e situada 60 quilómetros a norte de Bagdade, referiu fonte policial à agência noticiosa Efe.

© Khalid Al Mousily / Reuters

O bombista suicida acionou os explosivos que transportava em pleno mercado, de imediato cercado por forças de segurança para facilitar a transferência das vítimas para os hospitais. Alguns dos feridos permaneciam em estado considerado muito grave.

O ataque ocorreu após a vaga de atentados de terça-feira em Bagdade, atribuídos ao Daesh e que provocaram 45 mortos e dezenas de feridos.

O Daesh, que em junho de 2014 proclamou um califado nas zonas sob o seu controlo na Síria e Iraque, tem intensificado ultimamente os atentados contra civis, enquanto perde terreno no campo de batalha.

Segundo o Pentágono, o grupo extremista perdeu 45% do seu território no Iraque e 20% na Síria desde o início da ofensiva da coligação liderada pelos Estados Unidos e anunciada em setembro de 2014 por Barack Obama.

Com Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..