sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos cinco mortos em ataque suicida num mercado em Bagdade

Pelo menos cinco pessoas foram hoje mortas e 22 feridas num ataque suicida num mercado da cidade de Al Duyeil, de maioria xiita e situada 60 quilómetros a norte de Bagdade, referiu fonte policial à agência noticiosa Efe.

© Khalid Al Mousily / Reuters

O bombista suicida acionou os explosivos que transportava em pleno mercado, de imediato cercado por forças de segurança para facilitar a transferência das vítimas para os hospitais. Alguns dos feridos permaneciam em estado considerado muito grave.

O ataque ocorreu após a vaga de atentados de terça-feira em Bagdade, atribuídos ao Daesh e que provocaram 45 mortos e dezenas de feridos.

O Daesh, que em junho de 2014 proclamou um califado nas zonas sob o seu controlo na Síria e Iraque, tem intensificado ultimamente os atentados contra civis, enquanto perde terreno no campo de batalha.

Segundo o Pentágono, o grupo extremista perdeu 45% do seu território no Iraque e 20% na Síria desde o início da ofensiva da coligação liderada pelos Estados Unidos e anunciada em setembro de 2014 por Barack Obama.

Com Lusa

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29