sicnot

Perfil

Mundo

Quatro novas espécies de rã descobertas em Moçambique

Quatro novas espécies de rã foram encontradas em Moçambique, revelou à Lusa o biólogo moçambicano Harith Farooq, autor de uma das descobertas e que espera encontrar mais casos inéditos para a ciência.

Uma das quatro novas espécies de rã que foram encontradas em Moçambique.

Uma das quatro novas espécies de rã que foram encontradas em Moçambique.

Harith Farooq/ Lusa

Os resultados do estudo de uma equipa de cientistas provenientes de vários países foram publicados na revista Molecular Phylogenetics and Evolution em março e dão conta da descoberta de quatro novas espécies de anfíbios em sistemas montanhosos no centro e norte de Moçambique.

Uma das descobertas foi realizada na área de conservação de Taratibu, em Cabo Delgado, por Harith Farooq, diretor da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio, com sede em Pemba, norte de Moçambique, e um dos autores do estudo.

"A análise molecular do ADN foi feita na Suíça, na Universidade de Basileia, onde se confirmou efetivamente tratar-se de uma espécie nova", referiu o biólogo à Lusa, descrevendo "uma rã de pequenas dimensões e que vive na vegetação e nos charcos assentes nas encostas rochosas das montanhas".

O passo seguinte, segundo Farooq, é descrever as espécies, pertencentes ao género Nothophryne, e atribuir-lhes um nome, que, no caso da descoberta feita pelo docente da Universidade Lúrio, deverá ser Nothophryne uniluriensis.

As restantes descobertas, documentadas no estudo por investigadores da África do Sul, Reino Unido, Irlanda, Suíça e Itália, ocorreram nas províncias da Zambézia, centro de Moçambique, e Nampula, no norte, e foram comparadas geneticamente com outras espécies conhecidas de vários géneros, incluindo o Nothophryne.

Através das análises moleculares, os autores acreditam que cada sistema montanhoso corresponda a uma espécie diferente, uma teoria sugerida por "evidentes diferenciações morfológicas", além das genéticas, das populações.

Os investigadores dão o exemplo da rã de Taratibu, que manifesta diferenças de pele no dorso por comparação com as de Namuli, Inago e Ribáuè, nomes dos locais das recentes descobertas nas províncias da Zambézia e Nampula.

No estudo, os autores alertam para a necessidade de mais investigação sobre a distribuição do género Nothophryne e também para a degradação dos habitats, nomeadamente a desflorestação para a prática da agricultura, o que leva a que aquelas espécies "enfrentem uma séria ameaça de desaparecimento".

A reserva de Taratibu, em Cabo Delgado, é, desde o ano passado, uma estação de campo da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio.

"Trata-se de uma área com grande potencial para descobertas na área da biodiversidade e de onde esperam mais novas espécies para a ciência", assinalou à Lusa Harith Farooq.

Além da espécie já confirmada de rã em Taratibu, o investigador moçambicano avançou que um outro anfíbio e um camaleão foram encontrados no mesmo local e que decorrem os testes genéticos para se confirmar que são igualmente novos para a ciência.

Lusa

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.