sicnot

Perfil

Mundo

Peru declara estado de emergência devido a elevados níveis de mercúrio nas águas

O Peru declarou esta segunda-feira o estado de emergência em 11 distritos da região de Madre de Dios (sudeste), na Amazónia, após ter detetado níveis anormalmente elevados de mercúrio nas águas, ligados a numerosas minas ilegais.

© Mariana Bazo / Reuters

Segundo um relatório das autoridades ambientais, nestas zonas foi detetada uma "poluição de mercúrio, com níveis acima do limite permitido, nas águas dos rios, espécies marinhas e na população".

Vários grupos étnicos da região apresentam ainda níveis excessivos de mercúrio no organismo, "o que traz problemas de saúde sérios, crónicos e complexos, particularmente nas crianças e nas grávidas", explica o relatório.

Estes níveis são consequência de "práticas inadequadas pela atividade mineira clandestina, durante a extração de ouro".

A poluição afeta também os peixes, nomeadamente o Mota Punteada (Calophysus macropterus), um peixe-gato popular junto das populações locais. "Não é recomendado o consumo desta espécie", declarou à imprensa estrangeira o ministro do Ambiente, Manuel Pulgar-Vidal.

"Vamos viver os próximos 80 anos com as consequências da atividade mineira na região de Madre de Dios, e devemos combatê-lo pela raiz", fechando as minas ilegais, acrescentou.

O ministro precisou que o estado de urgência permitirá pôr em prática "ações no domínio da saúde, dos hospitais de campanha", mas também "fazer chegar alimentos como peixes não poluídos" às populações afetadas.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".