sicnot

Perfil

Mundo

Peru declara estado de emergência devido a elevados níveis de mercúrio nas águas

O Peru declarou esta segunda-feira o estado de emergência em 11 distritos da região de Madre de Dios (sudeste), na Amazónia, após ter detetado níveis anormalmente elevados de mercúrio nas águas, ligados a numerosas minas ilegais.

© Mariana Bazo / Reuters

Segundo um relatório das autoridades ambientais, nestas zonas foi detetada uma "poluição de mercúrio, com níveis acima do limite permitido, nas águas dos rios, espécies marinhas e na população".

Vários grupos étnicos da região apresentam ainda níveis excessivos de mercúrio no organismo, "o que traz problemas de saúde sérios, crónicos e complexos, particularmente nas crianças e nas grávidas", explica o relatório.

Estes níveis são consequência de "práticas inadequadas pela atividade mineira clandestina, durante a extração de ouro".

A poluição afeta também os peixes, nomeadamente o Mota Punteada (Calophysus macropterus), um peixe-gato popular junto das populações locais. "Não é recomendado o consumo desta espécie", declarou à imprensa estrangeira o ministro do Ambiente, Manuel Pulgar-Vidal.

"Vamos viver os próximos 80 anos com as consequências da atividade mineira na região de Madre de Dios, e devemos combatê-lo pela raiz", fechando as minas ilegais, acrescentou.

O ministro precisou que o estado de urgência permitirá pôr em prática "ações no domínio da saúde, dos hospitais de campanha", mas também "fazer chegar alimentos como peixes não poluídos" às populações afetadas.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.