sicnot

Perfil

Mundo

Ator Bill Cosby vai a julgamento por crimes sexuais

O ator norte-americano Bill Cosby vai ser julgado por agressões sexuais, decidiu hoje uma juíza da Pensilvânia, ao considerar que os elementos reunidos pelo procurador justificam a abertura de um processo.

DOMINICK REUTER / POOL

O criador do "The Cosby Show" ainda tem a oportunidade de se declarar culpado e passar diretamente à fase de julgamento.

Durante a audiência preliminar, cabia ao Procurador Kevin Steele a tarefa de convencer a juíza, Elizabeth McHugh, de que os elementos constantes no dossier eram suficientes para a abertura de processo.

O ator está a ser acusado de, no ano de 2004, ter agredido sexualmente Andrea Constand. Esta acusação pode levar a uma pena até 10 anos de prisão.

"Estamos aqui porque queremos a verdade. Estamos agora à espera da data do julgamento", afirmou Kevin Steele.

Kevin Steele decidiu reabrir um dossier relativo às acusações originais, no ano de 2005, no qual Bill Cosby e Andrea Constand foram ouvidos.

Um dos conselheiros de Bill Cosby, Brian McMonagle, lamentou que a acusação tenha utilizado a ata deste documento em vez de chamar a vítima a depor.

McMonagle tentou, em vão, desacreditar o testemunho, sublinhando que Andrea Constand excluiu inúmeros parágrafos, quando o releu.

As passagens da ata do depoimento de Andrea Constand foram lidas à audiência.

A vítima refere o facto de ter tomado comprimidos e bebido vinho, a convite de Bill Cosby, tendo perdido controlo do seu corpo, minutos mais tarde. No seu testemunho a vítima relata detalhadamente os atos a que o arguido a submeteu.

Além das muitas correções efetuadas pela vítima, Brian McMonagle recordou que a jovem tinha apontado várias datas para os acontecimentos em questão. O advogado de defesa fez também referência ao facto de a vítima ter tomado os comprimidos e bebido o vinho de livre vontade.

O que importa, respondeu Kevin Steele, é "a posição em que ele (Bill Cosby) a pôs e como se aproveitou".

Outro ponto problemático é o facto de a vítima se ter encontrado outras vezes com o ator.

Depois do seu depoimento Bill Cosby reconheceu que apenas alguns dos atos descritos no depoimento da vítima são verdade.

Lusa

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.