sicnot

Perfil

Mundo

Novas buscas à Google em França

​Esta terça-feira, investigadores franceses invadiram a Google - que afirma estar a cumprir integralmente a legislação francesa - em Paris, a fim de investigar se realmente existem ou não fugas fiscais.

JEREMY LEMPIN / EPA

Várias multinacionais instalam as suas sedes noutros países para minimizar impostos, razão pela qual França, Grâ-Bretanha e outros países têm procurado garantir que as taxas sejam pagas localmente e não noutros países.

A Google tem sede em Dublin, onde os impostos são mais baixos do que no resto da Europa.

Na investigação em Paris participaram peritos financeiros e especialistas franceses contra a corrupção e fraude fiscal, acompanhados por 25 especialistas da área.

"A investigação tem como objetivo verificar se a Google Irlandesa tem uma base permanente em França e se, ao não declarar partes de atividades realizadas em França, não cumpre as suas obrigações fiscais, inclusive no imposto sobre as sociedades e do imposto sobre valor agregado", disse em declarações o procurador.

"Estamos a cooperar com as autoridades a fim de responder às suas questões", disse Al Verney, porta-voz da Google. Eric Schmidt, presidente executivo da Google, recusou-se a comentar a situação numa conferência em Amsterdão.

A França considera que a Google tem em dívida cerca de 1.6 mil milhões de euros por pagar.

  • O mais sério aviso de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo
    3:15
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • O sorriso de Jorge Jesus quando soube que o símbolo da Juventus mudou
    1:21

    Desporto

    A Juventus surpreendeu grande parte do mundo do futebol quando alterou completamente o emblema. Agora, o símbolo faz lembrar as iniciais do nome do treinador do Sporting. Jorge Jesus não sabia, mas ficou esta terça-feira a saber e parece ter gostado. O técnico de Alvalade regressa quarta-feira ao estádio da equipa italiana, que conhece muito bem.