sicnot

Perfil

Mundo

Novas buscas à Google em França

​Esta terça-feira, investigadores franceses invadiram a Google - que afirma estar a cumprir integralmente a legislação francesa - em Paris, a fim de investigar se realmente existem ou não fugas fiscais.

JEREMY LEMPIN / EPA

Várias multinacionais instalam as suas sedes noutros países para minimizar impostos, razão pela qual França, Grâ-Bretanha e outros países têm procurado garantir que as taxas sejam pagas localmente e não noutros países.

A Google tem sede em Dublin, onde os impostos são mais baixos do que no resto da Europa.

Na investigação em Paris participaram peritos financeiros e especialistas franceses contra a corrupção e fraude fiscal, acompanhados por 25 especialistas da área.

"A investigação tem como objetivo verificar se a Google Irlandesa tem uma base permanente em França e se, ao não declarar partes de atividades realizadas em França, não cumpre as suas obrigações fiscais, inclusive no imposto sobre as sociedades e do imposto sobre valor agregado", disse em declarações o procurador.

"Estamos a cooperar com as autoridades a fim de responder às suas questões", disse Al Verney, porta-voz da Google. Eric Schmidt, presidente executivo da Google, recusou-se a comentar a situação numa conferência em Amsterdão.

A França considera que a Google tem em dívida cerca de 1.6 mil milhões de euros por pagar.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".