sicnot

Perfil

Mundo

Botão de alarme anti-agressão instalado em todos os autocarros públicos na Índia

Botões de alarme serão instalados com urgência nos autocarros públicos da Índia, para evitar as agressões contra mulheres, anunciou hoje o ministro dos Transportes, mais de três anos após a violação de uma estudante que indignou o país.

© Adnan Abidi / Reuters

"Com o objetivo de garantir a segurança das mulheres após o infeliz incidente, decidimos tornar obrigatória a instalação nos autocarros públicos de um 'botão de alarme', câmaras de vigilância e GPS", declarou o ministro, Nitin Gadkari, à imprensa em Nova Deli, precisando que a diretiva será publicada a 02 de junho.

O governante referia-se à morte de uma estudante em dezembro de 2012, depois de ter sido violada em grupo num autocarro em Nova Deli, onde tinha entrado para regressar a casa.

A agressão desencadeou manifestações em massa por toda a Índia, seguidas de uma revisão da lei sobre a violação, mas o número de agressões e de violações de mulheres manteve-se elevado no país.

O Rajastão, o maior estado da Índia, será o primeiro a ter os autocarros equipados com o dispositivo: 20 veículos, numa primeira fase.

Os botões de alarme serão colocados sobre a porta da frente. Uma vez pressionados, enviam um SOS para um centro de controlo da polícia, que pode imediatamente visionar o que se passa dentro do autocarro e localizá-lo, graças ao GPS.

Em março, o Governo tinha já anunciado que todos os telemóveis vendidos na índia deveriam ser munidos, a partir de janeiro de 2017, de um botão de alarme que permitisse, com uma simples pressão, alertar os serviços de emergência.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.