sicnot

Perfil

Mundo

Estados dos EUA processam governo por permitir escolha das casa de banho aos transexuais

Onze estados norte-americanos processaram hoje a administração do presidente Barack Obama por tentar derrubar as diretrizes federais, exigindo que as escolas públicas permitam que os alunos transexuais escolham a casa de banho a que querem ir.

© Lucy Nicholson / Reuters

O anúncio foi feito hoje pela procuradoria-geral do Texas, estado que iniciou o processo com o apoio do Alabama, Arizona, Geórgia, Luisiana, Maine, Oklahoma, Tennessee, Utah, Virgínia Ocidental e Wisconsin. Nove dos 11 estados são governados por republicanos.

Os Departamentos da Justiça e da Educação emitiram, a 13 de maio, uma diretiva que instruiu todas as escolas públicas do país a autorizar os alunos transexuais a escolherem a casa de banho de acordo com o sexo com o qual se identificam, e não de acordo com o sexo que aparece na certidão de nascimento.

"Não há espaço nas nossas escolas para qualquer tipo de discriminação, incluindo a discriminação contra estudantes transexuais de acordo com o seu sexo", afirmou a procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch.

Embora a diretiva não seja vinculativa, as escolas que não a cumprirem poderão enfrentar ações judiciais ou redução da ajuda federal.

"Conspira-se para transformar os locais de trabalho e os ambientes educacionais em todo o país em laboratórios para um experimento social massivo, desprezando o processo democrático e atropelando as políticas de bom senso que protegem as crianças e os direitos básicos de privacidade", lê-se na ação judicial.

Esta batalha faz parte de uma discussão mais ampla sobre a igualdade de direitos nos Estados Unidos, onde uma onda de iniciativas que têm como alvo as Comunidades lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) desde uma decisão histórica da Suprema Corte que, no ano passado, legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.