sicnot

Perfil

Mundo

Polícia belga detém e indicia quatro suspeitos por atividades terroristas

A polícia federal belga deteve hoje quatro pessoas em diversas regiões da Flandres, indiciadas de atividades terroristas por tentativa de recrutamento de combatentes para a Síria ou Líbia e relacionou-as com a preparação de ataques na Bélgica.

© Yves Herman / Reuters

"Na base dos resultados provisórios da investigação, pode afirmar-se que teria havido projetos de atentados na Bélgica", indicou a procuradoria federal em comunicado, em que precisa que as investigações são independentes do processo dos atentados de 22 de março no aeroporto e metro de Bruxelas, que provocaram 32 mortos.

A procuradoria acrescentou que "de momento não existe qualquer vinculação" entre esta investigação e a dos acontecimentos de 22 de março.

O ministério público explicou que, no âmbito de um recurso sobre terrorismo, a polícia federal de Amberes executou oito mandados de investigação a pedido de um juiz de instrução de Malines.

A ação policial implicou a detenção de quatro pessoas. Uma ficou detida, a outra foi aplicada pulseira eletrónica e as duas restantes ficaram em liberdade "sob estritas condições", precisou a procuradoria.

No decurso das buscas "não foram encontradas armas ou explosivos", referiram os mesmos responsáveis.

A procuradoria indiciou-as no entanto por "participarem em atividades de um grupo terrorista" e assinalou que os detidos são "suspeitos de pretenderem recrutar" pessoas para viajarem atá zonas de conflito na Síria ou Líbia e que alguns "tinham a intenção de partir por si próprios e unir-se ao Daesh".

Com Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".