sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da ONU apela ao diálogo com a Coreia do Norte

O secretário-geral da ONU apelou hoje à retoma das negociações com a Coreia do Norte, durante uma visita à Coreia do Sul que tem levantado dúvidas sobre as suas ambições presidenciais no país.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

© Denis Balibouse / Reuters

"Temos de encontrar o caminho para o diálogo", disse Ban Ki-moon, durante um fórum de segurança na ilha de Jeju.

A tensão entre as Coreias tem vindo a crescer desde que Pyongyang realizou o seu quarto teste nuclear em janeiro.

Nas últimas semanas, o Norte fez várias propostas para diálogo militar, mas o Sul rejeitou as ofertas, considerando que não são sinceras.

A atual administração da Coreia do Sul tem sido firme na posição de que negociações só podem ocorrer se o Norte se comprometer com uma desnuclearização.

"O aumento das tensões na península coreana pode lançar uma sombra em todo nordeste da Ásia e mais além", alertou Ban.

"Acolho com agrado todos os esforços para avançarmos. E estou pessoalmente pronto para contribuir de qualquer forma que seja útil", disse.

Em declarações aos jornalistas em Jeju, Ban disse que a "janela para o diálogo de alto nível" foi deixada aberta.

"Sou o único que tem mantido um canal de diálogo com Pyongyang", acrescentou.

Uma visita da Coreia do Norte daria a Ban Ki-moon uma plataforma de grande visibilidade, caso decida participar na corrida à Casa Azul, para as presidenciais sul-coreanas em 2017, depois de terminar o seu mandato na ONU, este ano.

Ban Ki-moon não confirmou a intenção de concorrer, mas ofereceu, na quarta-feira, o que foi entendido como uma pista nesse sentido, ao dizer que vai refletir o que deve fazer "como cidadão sul-coreano" após deixar a ONU.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".