sicnot

Perfil

Mundo

Turistas britânicos viajam para Espanha, Portugal e Chipre para fugir de terrorismo

Os turistas britânicos estão a virar-se para Espanha, Portugal e Chipre para passar as férias de verão devido ao risco de terrorismo no Egito e na Tunísia, segundo dados da Associação de agências de viagens britânica (Abta).

Segundo a Abta, as reservas para Portugal estão em alta, mais 29% do que no verão de 2015, e as que têm como destino Espanha e Chipre a subir 26% e 18%, respetivamente.

Itália e Malta, com aumentos de 12% e 5%, e em menor medida a França, com um acréscimo de 1%, também estão a ser beneficiadas com um aumento das reservas.

"Uma queda das reservas para destinos tradicionalmente muito populares que são a Tunísia e o Egito, depois dos ataques terroristas e a alteração das recomendações de deslocações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, deu lugar a um aumento da popularidade do Mediterrâneo ocidental em particular", indica a Abta.

A associação sublinha que ainda "há disponibilidade na Grécia" e que uma "queda geral do número de visitantes na Turquia também a torna numa opção" para os turistas que ainda não reservaram as férias.

A Tunísia foi alvo de dois ataques terroristas no ano passado, designadamente no museu do Bardo em Tunes em março (22 mortos) e num hotel de Sousse em junho (38 mortos, incluindo 30 britânicos).

No Egito, na sequência do desastre do Airbus A321 da companhia russa Metrojet no final de outubro (224 mortos) reivindicado pela organização Daesh do Estado Islâmico (EI), todos os voos a partir do Reino Unido com destino à estação balnear do Mar Vermelho, Sharm el-Sheikh, foram suspensos.

A Turquia também foi alvo nos últimos meses de uma inédita série de ataques atribuídos aos 'jihadistas', como o que matou 12 turistas alemães em janeiro em Istambul, ou aliados à retomada do conflito curdo.

Em 2015, o primeiro destino para os turistas britânicos foi Espanha, seguida por França, Estados Unidos, Itália e Portugal.

Com Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.