sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de pessoas pedem "pão, casa e trabalho" nas ruas de Madrid

Milhares de pessoas voltaram hoje a pedir "pão, casa e trabalho" em Madrid, numas "Marchas da Dignidade" que tentaram "tornar visível a indignação" e exigiram que a Europa "devolva a democracia usurpada" aos cidadãos dos "países submetidos".

Francisco Seco

Mais de 125 organizações políticas, sindicais e sociais apelaram à participação dos cidadãos nestas marchas, organizadas em toda a Espanha sob o lema "Por uma rebelião democrática dos povos da Europa. Soberania, Dignidade, Solidariedade".

Os protestos na capital espanhola foram organizados em quatro colunas que saíram às 12:00 locais (11:00 em Portugal) de quatro locais distintos na cidade e confluíram nas Portas do Sol, onde foi lido um manifesto.

Os organizadores sublinharam que receberam o apoio dos partidos políticos da Esquerda Unida, Podemos e Equo.

O responsável pelo pelouro da Economia e Tesouro da câmara de Madrid, Carlos Sánchez Mato, sublinhou que as "Marchas da Dignidade" é o movimento social "com o desenvolvimento mais amplo de Espanha nos últimos anos", e afirmou a sua convicção de que "há que estar ali", apoiando a "sua luta".

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.