sicnot

Perfil

Mundo

Terramoto de intensidade média perto de Argel provoca duas dezenas de feridos

Duas dezenas de pessoas ficaram este domingo feridas em consequência de um terramoto de intensidade média, que sacudiu esta madrugada a cidade argelina de Medea, a 80 quilómetros a sul de Argel, informou a agência APS, citada pela Efe.

Toufik Doudou

O epicentro do terramoto (5,3 na escala de Richter) foi localizado a cerca de dez quilómetros do subúrbio de Mihub, em Medea, às 00:54 locais (23:54 TMG), de acordo com o Centro de Investigação de Astronomia, Astrofísica e Geofísica (CRAAG).

Segundo Karim Benfahsi, tenente do corpo de Proteção Civil, os feridos sofreram vários tipos de fraturas e lesões graves por impacto de destroços e foram transportados para vários centros de saúde da região.

Cerca de sessenta pessoas foram atendidas por quadros de ansiedade e traumatismos ligeiros. Os danos materiais, ainda por quantificar, foram consideráveis.

Em Mihud, várias casas tradicionais ficaram "parcial ou totalmente destruídas", enquanto muitas casas e edifícios públicos registaram danos pequenos, precisou a mesma fonte.

Os trabalhos de resgate continuam, sobretudo nas zonas mais remotas, para escorar os edifícios afetados e prestar assistência a famílias afetadas.

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.