sicnot

Perfil

Mundo

Terramoto de intensidade média perto de Argel provoca duas dezenas de feridos

Duas dezenas de pessoas ficaram este domingo feridas em consequência de um terramoto de intensidade média, que sacudiu esta madrugada a cidade argelina de Medea, a 80 quilómetros a sul de Argel, informou a agência APS, citada pela Efe.

Toufik Doudou

O epicentro do terramoto (5,3 na escala de Richter) foi localizado a cerca de dez quilómetros do subúrbio de Mihub, em Medea, às 00:54 locais (23:54 TMG), de acordo com o Centro de Investigação de Astronomia, Astrofísica e Geofísica (CRAAG).

Segundo Karim Benfahsi, tenente do corpo de Proteção Civil, os feridos sofreram vários tipos de fraturas e lesões graves por impacto de destroços e foram transportados para vários centros de saúde da região.

Cerca de sessenta pessoas foram atendidas por quadros de ansiedade e traumatismos ligeiros. Os danos materiais, ainda por quantificar, foram consideráveis.

Em Mihud, várias casas tradicionais ficaram "parcial ou totalmente destruídas", enquanto muitas casas e edifícios públicos registaram danos pequenos, precisou a mesma fonte.

Os trabalhos de resgate continuam, sobretudo nas zonas mais remotas, para escorar os edifícios afetados e prestar assistência a famílias afetadas.

Lusa

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.