sicnot

Perfil

Mundo

ONU avisa que Níger pode registar inundações graves este ano

As Nações Unidas advertiram hoje que o Níger corre o risco de sofrer, este ano, novas inundações que podem afetar mais de 100 mil pessoas em todo o país.

© Joe Penney / Reuters

"Inundações podem ocorrer em várias localidades do país (...) cerca de 105 mil pessoas podem ser afetadas este ano", preveniu o Gabinete da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHOA) de Niamey, no boletim mensal.

"Um plano de contingência multirisco" vai entrar em funcionamento assim que "cinco a 10% da" população seja atingida por estas inundações, garantiu a agência das Nações Unidas, acrescentando ter começado já a "mobilizar recursos" para as potenciais vítimas.

As autoridades do Níger iniciaram a construção de diques sobre as margens do rio Níger, para que milhares de residentes da capital fiquem a salvo das inundações, historicamente mortais, de acordo com a televisão estatal.

A época das chuvas começou agora no país, regularmente vítima de graves crises alimentares devido à seca. Nos países da região do Sahel - faixa a sul do Saara, do oceano Atlântico ao Mar Vermelho - as colheitas são regularmente comprometidas por graves inundações devido nomeadamente às alterações climáticas, de acordo com peritos.

No ano passado, cerca de 103 mil pessoas foram afetadas pelas inundações no Níger, que causaram dezenas de mortos.

Em 2012, dezenas de pessoas morreram e perto de 500 mil foram afetadas pelas inundações, que provocaram danos avaliados em cerca de 148 milhões de euros, de acordo com um balanço oficial.

Lusa

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43

    Mundo

    António Guterres condenou a onda de violência e discriminação contra os rohingya em Myanmar, na abertura da assembleia-geral das Nações Unidas. O secretário-geral da ONU pediu ainda às autoridades do país para acabarem com as operações militares e protegerem a comunidade ameaçada.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição na ilha Dominica
    1:52
  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22