sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 56 mortos em ofensiva militar contra islamitas nas Filipinas

Pelo menos 56 pessoas morreram depois de vários dias de uma ofensiva levada a cabo pelo exército das Filipinas no sul do país contra a organização islamita "grupo Maute", informou hoje a imprensa local.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Romeo Ranoco / Reuters

Segundo Filemon Tan, porta-voz do Comando das Forças Armadas de Mindanao Ocidental, onde foram registados os confrontos, o ataque contra os rebeldes começou na quinta-feira e causou a morte de dois soldados e 54 rebeldes, refere o diário Inquirer.

O grupo rebelde é liderado pelos irmãos Abdullah e Omar Maute, alegadamente ligados à organização islâmica Jemaah Islamiyah, presente em vários países do sudeste asiático.

Não obstante o histórico acordo de paz assinado em 2014 entre o Governo filipino e a Frente Moro de Libertação Islâmica (FMLI), em março, vários grupos rebeldes permanecem ativos no sul muçulmano das Filipinas.

Entre 100 mil e 150 mil pessoas -- pelo menos 20% das quais civis -- foram mortas no sul do país durante as mais de quatro décadas de conflito separatista que paralisou o desenvolvimento de uma região rica em recursos naturais e empobreceu a população.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC