sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 56 mortos em ofensiva militar contra islamitas nas Filipinas

Pelo menos 56 pessoas morreram depois de vários dias de uma ofensiva levada a cabo pelo exército das Filipinas no sul do país contra a organização islamita "grupo Maute", informou hoje a imprensa local.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Romeo Ranoco / Reuters

Segundo Filemon Tan, porta-voz do Comando das Forças Armadas de Mindanao Ocidental, onde foram registados os confrontos, o ataque contra os rebeldes começou na quinta-feira e causou a morte de dois soldados e 54 rebeldes, refere o diário Inquirer.

O grupo rebelde é liderado pelos irmãos Abdullah e Omar Maute, alegadamente ligados à organização islâmica Jemaah Islamiyah, presente em vários países do sudeste asiático.

Não obstante o histórico acordo de paz assinado em 2014 entre o Governo filipino e a Frente Moro de Libertação Islâmica (FMLI), em março, vários grupos rebeldes permanecem ativos no sul muçulmano das Filipinas.

Entre 100 mil e 150 mil pessoas -- pelo menos 20% das quais civis -- foram mortas no sul do país durante as mais de quatro décadas de conflito separatista que paralisou o desenvolvimento de uma região rica em recursos naturais e empobreceu a população.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.