sicnot

Perfil

Mundo

Oito idosas esmagadas em evento solidário na Mauritânia

Pelo menos oito idosas morreram esmagadas e 24 pessoas ficaram feridas hoje numa fila para donativos a habitantes pobres na Mauritânia, disse uma fonte hospitalar à agência francesa AFP.

© Sergei Karpukhin / Reuters

O incidente ocorreu na capital, Nouakchott, numa ocasião de entrega de esmolas, num evento do ritual muçulmano do "Zakat", o dever de dar dinheiro a pessoas carenciadas.

Testemunhas citadas pela AFP declararam que quando centenas de pessoas esperavam à beira de um pátio para receber dinheiro doado por um empresário, a multidão ficou fora de controlo e provocou os esmagamentos.

As vítimas foram transportadas para o hospital principal da cidade.

Na Mauritânia, as pessoas mais ricas entregam diretamente as esmolas, mas na maior parte dos países muçulmanos, é o Estado que organiza as doações.

Lusa

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.