sicnot

Perfil

Mundo

Oito idosas esmagadas em evento solidário na Mauritânia

Pelo menos oito idosas morreram esmagadas e 24 pessoas ficaram feridas hoje numa fila para donativos a habitantes pobres na Mauritânia, disse uma fonte hospitalar à agência francesa AFP.

© Sergei Karpukhin / Reuters

O incidente ocorreu na capital, Nouakchott, numa ocasião de entrega de esmolas, num evento do ritual muçulmano do "Zakat", o dever de dar dinheiro a pessoas carenciadas.

Testemunhas citadas pela AFP declararam que quando centenas de pessoas esperavam à beira de um pátio para receber dinheiro doado por um empresário, a multidão ficou fora de controlo e provocou os esmagamentos.

As vítimas foram transportadas para o hospital principal da cidade.

Na Mauritânia, as pessoas mais ricas entregam diretamente as esmolas, mas na maior parte dos países muçulmanos, é o Estado que organiza as doações.

Lusa

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06

    País

    A SIC teve acesso a comunicações entre operacionais que estavam no terreno a combater os incêndios no distrito de Viseu. Nestes registos áudio, é percetível a falta de meios no terreno ou até mesmo estradas que não foram cortadas porque não havia elementos da GNR disponíveis.

  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47