sicnot

Perfil

Mundo

Polícia confirma um homicídio seguido de suicídio em universidade de Los Angeles

Dois homens morreram hoje num homicídio seguido de um suicídio no 'campus' da reconhecida Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), incidente que levou a polícia de Los Angeles a selar o local, numa aparatosa operação de segurança.

© Patrick Fallon / Reuters

"Um homicídio e um suicídio ocorreram esta manhã, por volta das 10H00 (18H00 em Portugal), no departamento de engenharia na zona sul do 'campus' UCLA", indicou aos jornalistas o chefe da polícia de Los Angeles, Charlie Beck, citado pela agência France Presse.

Para além dos dois corpos com ferimentos de bala, a polícia encontrou também uma arma no local do crime. Terão sido disparados três tiros.

"Parece que o incidente está inteiramente controlado", afirmou a mesma fonte. "Há indicações de que pode haver uma carta de suicídio, mas ainda não sabemos de momento", acrescentou.

O tiroteio levou a polícia de Los Angeles a montar uma aparatosa operação de segurança, deslocando para o local centenas de efetivos, equipas de operações especiais, assim como agentes federais.

Os estudantes e todos os funcionários receberam inicialmente ordens para encontrarem um lugar seguro e permanecerem nesse local até novas ordens; foram em seguida conduzidos para apenas um edifício do 'campus' universitário, antes de a operação ser dada como concluída.

As aulas foram interrompidas durante todo o dia e o 'campus' apenas ao final da tarde foi devolvido aos estudantes, que se encontram em fase de exames finais, e portanto, em níveis de 'stress', já por si, particularmente elevados.

A UCLA é uma das universidades mais conhecidas dos Estados Unidos, recebe investigadores e estudantes provenientes de todo o mundo para os seus cursos, que vão do cinema às ciências, passando pelas ciências políticas.

Este tiroteio é apenas o último num país onde os ataques com armas de fogo são quotidianos. Desde o início do ano, ascendem já a 5.451 os mortos por armas de fogo, decorrentes de 21.549 incidentes registados e divulgados na internet pela Gunviolencearchive.org.

Lusa

  • Dois mortos em tiroteio na Universidade de UCLA em Los Angeles

    Mundo

    A Universidade de UCLA em Los Angeles, nos Estados Unidos, encontra-se encerrada. Depois de um tiroteio a polícia confirma a existência de duas vítimas mortais. O atirador ainda se encontra dentro do edíficio. A polícia avançou entretanto que um dos mortos esteve envolvido no tiroteio.

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.