sicnot

Perfil

Mundo

Jovem que esmurrou Rajoy condenado a dois anos num centro de menores

O jovem que agrediu a murro o presidente do Governo de Espanha na campanha para as legislativas de dezembro foi condenado a dois anos de reclusão num centro de menores, mais um ano em regime de liberdade vigiada.

© Andrea Comas / Reuters

A 16 de dezembro último, a quatro dias das legislativas espanholas, Mariano Rajoy - também ele natural da Galiza - foi esmurrado por um jovem galego de 17 anos quando participava numa arruada em Pontevedra (Galiza, noroeste de Espanha). O murro partiu os óculos a Rajoy, que também ficou com marcas da agressão na face.

A sentença do caso foi decidida pelo Tribunal de Menores de Pontevedra a 12 de maio e resultou de um acordo entre a Procuradoria espanhola e os advogados do menor, informou hoje o Tribunal Superior de Justiça da Galiza.

O agressor - que no passado mês de março atingiu a maioridade - reconheceu perante o juiz os factos que lhe foram imputados e foi condenado por um delito de atentado contra a autoridade, com a circunstância agravante de o ter feito com intimidação ou violência contra um membro do governo.

Além do período de reclusão num centro de menores, o jovem galego também vai ter de frequentar um programa de reeducação.

Os seis meses que já passou em regime de internamento - que resultaram das medidas cautelares que lhe foram aplicadas no decorrer do processo - serão descontados do tempo que terá de cumprir.


Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..