sicnot

Perfil

Mundo

Nível das águas do rio Sena continua lentamente a baixar

O nível das águas do rio Sena na zona de Paris continua a baixar, de forma muito lenta e progressiva, depois de alcançar o pico na noite de sexta-feira para sábado, informou hoje o serviço de prevenção francês, Vigicrues.

© Christian Hartmann / Reuters

Às 09:00 locais (07:00 TMG), a estação de medição de Austerlitz, no coração da capital francesa, registava uma altura de 5,76 metros no nível do Sena, depois do pico de 6,09 metros na noite anterior, a maior desde 1982.

Nos departamentos de Eure e Seine-Maritime, perto da foz do rio, onde se tinha declarado o alerta laranja.

Um total de 17 departamentos permaneciam com alerta laranja hoje de manhã, entre os quais Paris.

Segundo o Vigicrues, hoje haverá tempestades principalmente na faixa Este do país e tanto no Sena como no rio Cher, a possibilidade de inundações é inferior.

Apesar de tudo, o serviço de prevenção assinala que as chuvas dos próximos dias não deverão ter grande impacto na possibilidade de novas inundações.

Lusa

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.