sicnot

Perfil

Mundo

Papa canoniza padre polaco e enfermeira sueca

O Papa Francisco canonizou hoje numa cerimónia religiosa a religiosa sueca Marie Elisabeth Hesselblad e padre polaco Jan Papczynski.

Religiosa sueca Marie Elisabeth Hesselblad

Religiosa sueca Marie Elisabeth Hesselblad

© Alessandro Bianchi / Reuters

Hesselblad, uma luterana que se converteu ao cristianismo, é a primeira religiosa sueca a ser canonizada em seis séculos, enquanto o padre polaco Jan Papczynski passou a ter o nome religioso de Estalislau de Jesus e Maria.

Nas cerimónias, a ministra da Cultura da Suécia, Alice Bah-Kuhnke, e 250 peregrinos católicos suecos estiveram presentes na praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano.

Marie Elisabeth Hesselblad, que restaurou a Congregação das "Brigitinas", nasceu em 1870 no seio de uma família luterana com 13 filhos, tendo morrido a 1957, em Roma.

Hesselblad partiu muito jovem para trabalhar nos Estados Unidos com o objetivo de ajudar a sustentar a sua família, como o fizeram numerosos agricultores suecos.

Então, a religiosa trabalhou em Nova Iorque como enfermeira. Em 1902 converteu-se ao catolicismo e foi batizada.

Dois anos mais tarde regressou a Roma, onde entrou para as carmelitas e com a permissão especial do papa Pio X, vestiu o hábito das "brigitinas", Ordem fundada por Santa Brigite da Suécia.

Após tornar-se religiosa, Elisabeth Hesselblad desenvolveu a sua congregação, aprovada pela Santa Sé em 1940 e prosseguiu a obra da santa sueca.

O papa João Paulo II foi quem iniciou o processo que conduziu à sua canonização. Beatificada em 2000, foi declarada "Justa entre as Nações" em 2004 por ter salvado judeus durante a II Grande Guerra Mundial, em Roma.

Elisabeth Hesselblad era uma religiosa aberta ao diálogo com outras confissões cristãs, tendo multiplicado as missões da sua congregação na Europa do norte e do leste.

O papa Francisco vai fazer uma visita pastoral à Suécia, entre 31 de outubro e 01 de novembro, onde participará em Lund a convite da Federação Luterana Mundial, numa comemoração ecuménica relacionada com os 500 anos da Reforma protestante de Martin Luther, que se celebrará em 2017.

Já Jan Papczynski, nasceu em 1631 e foi o padre católico que fundou a congregação dos Marianos da Imaculada Conceção, a primeira ordem religiosa masculina polaca, muito associada ao misticismo oriental católica.

O agora Estanislau de Jesus e Maria é considerado uma das grandes referências da igreja católica polaca, tendo influenciado o percurso de João Paulo II.

O agora santo fora canonizado em 2007, numa cerimónia presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, em nome de Bento XVI.

Depois dessa data, o Vaticano reconheceu um milagre que se terá realizado em 2016, sustentando a elevação do beato Estanislau à categoria de santo.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.