sicnot

Perfil

Mundo

Candidata dos "indignados" lidera corrida à câmara de Roma

As eleições municipais de domingo em várias regiões de Itália terminaram sem um vencedor claro nas principais cidades do país, mas com o Movimento Cinco Estrelas (M5S) mais perto de Roma, onde cresce a ultradireita.

reuters

Virginia Raggi, candidata pelo Movimento Cinco Estrelas (M5S), lidera a primeira volta das eleições municipais em Roma, num revés para o partido do primeiro-ministro, Matteo Renzi (Partido Democrático ou PD), indicam sondagens citadas pelas agências internacionais.

A advogada de 37 anos terá conquistado entre 34 e 38 por cento dos votos, segundo uma sondagem do Instituto Piepoli citada pela agência de notícias Efe.

Com uma campanha focada no descontentamento com uma série de escândalos de corrupção na capital italiana, a candidata "dos indignados" deverá enfrentar uma segunda volta a 19 de junho.

No segundo lugar na votação de domingo em Roma, segundo a mesma fonte, ficou o candidato do Partido Democrático, Roberto Giachetti (entre 20 e 24 por cento), do centro esquerda, seguido de muito perto pela líder do partido ultraconservador Irmãos de Itália, Giorgia Meloni (entre 16 e 20 por cento).

Roma é considerada como o grande prémio numa batalha pelos assentos municipais em todo o país, numa eleições que são vistas como um teste a Renzi.

Cerca de 13 milhões de italianos foram chamados a votar nas eleições locais de 1.342 municípios, entre os quais 25 capitais de província e sete capitais de região: Roma, Milão, Bolonha, Nápoles, Cagliari, Trieste e Turim.

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28