sicnot

Perfil

Mundo

Candidata dos "indignados" lidera corrida à câmara de Roma

As eleições municipais de domingo em várias regiões de Itália terminaram sem um vencedor claro nas principais cidades do país, mas com o Movimento Cinco Estrelas (M5S) mais perto de Roma, onde cresce a ultradireita.

reuters

Virginia Raggi, candidata pelo Movimento Cinco Estrelas (M5S), lidera a primeira volta das eleições municipais em Roma, num revés para o partido do primeiro-ministro, Matteo Renzi (Partido Democrático ou PD), indicam sondagens citadas pelas agências internacionais.

A advogada de 37 anos terá conquistado entre 34 e 38 por cento dos votos, segundo uma sondagem do Instituto Piepoli citada pela agência de notícias Efe.

Com uma campanha focada no descontentamento com uma série de escândalos de corrupção na capital italiana, a candidata "dos indignados" deverá enfrentar uma segunda volta a 19 de junho.

No segundo lugar na votação de domingo em Roma, segundo a mesma fonte, ficou o candidato do Partido Democrático, Roberto Giachetti (entre 20 e 24 por cento), do centro esquerda, seguido de muito perto pela líder do partido ultraconservador Irmãos de Itália, Giorgia Meloni (entre 16 e 20 por cento).

Roma é considerada como o grande prémio numa batalha pelos assentos municipais em todo o país, numa eleições que são vistas como um teste a Renzi.

Cerca de 13 milhões de italianos foram chamados a votar nas eleições locais de 1.342 municípios, entre os quais 25 capitais de província e sete capitais de região: Roma, Milão, Bolonha, Nápoles, Cagliari, Trieste e Turim.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".