sicnot

Perfil

Mundo

Prémios Nobel exigem eliminação da discriminação contra a mulher

Os 23 prémios Nobel que participam como júris na 28.ª edição dos Prémios Rei Jaime I reclamaram hoje a eliminação da discriminação contra a mulher, situação que "na maioria dos países continua sendo fundamentalmente injusta".

© Dylan Martinez / Reuters

A intenção foi expressa na declaração lida no início da reunião para atribuir os prémios sobre ciência e investigação, nas seis modalidades: investigação básica, economia, investigação médica, proteção do meio ambiente, novas tecnologias e empreendedor.

A declaração assinala que "quase 50 anos depois da declaração sobre a eliminação da discriminação contra a mulher proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 1967, os jurados dos prémios 2016 exortam ao seu cumprimento em todo o seu conteúdo".

Tal inclui, segundo os prémios Nobel reunidos na cidade espanhola de Valência, "desde a igualdade perante a lei no acesso à educação, ao emprego, aos postos de responsabilidade ou remuneração salarial".

Cerca de 250 candidaturas apresentaram-se a esta edição dos prémios, dotados em cada uma das suas categorias com 100.000 euros, o que os torna dos mais bem remunerados de Espanha.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim