sicnot

Perfil

Mundo

Prémios Nobel exigem eliminação da discriminação contra a mulher

Os 23 prémios Nobel que participam como júris na 28.ª edição dos Prémios Rei Jaime I reclamaram hoje a eliminação da discriminação contra a mulher, situação que "na maioria dos países continua sendo fundamentalmente injusta".

© Dylan Martinez / Reuters

A intenção foi expressa na declaração lida no início da reunião para atribuir os prémios sobre ciência e investigação, nas seis modalidades: investigação básica, economia, investigação médica, proteção do meio ambiente, novas tecnologias e empreendedor.

A declaração assinala que "quase 50 anos depois da declaração sobre a eliminação da discriminação contra a mulher proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 1967, os jurados dos prémios 2016 exortam ao seu cumprimento em todo o seu conteúdo".

Tal inclui, segundo os prémios Nobel reunidos na cidade espanhola de Valência, "desde a igualdade perante a lei no acesso à educação, ao emprego, aos postos de responsabilidade ou remuneração salarial".

Cerca de 250 candidaturas apresentaram-se a esta edição dos prémios, dotados em cada uma das suas categorias com 100.000 euros, o que os torna dos mais bem remunerados de Espanha.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC