sicnot

Perfil

Mundo

Prémios Nobel exigem eliminação da discriminação contra a mulher

Os 23 prémios Nobel que participam como júris na 28.ª edição dos Prémios Rei Jaime I reclamaram hoje a eliminação da discriminação contra a mulher, situação que "na maioria dos países continua sendo fundamentalmente injusta".

© Dylan Martinez / Reuters

A intenção foi expressa na declaração lida no início da reunião para atribuir os prémios sobre ciência e investigação, nas seis modalidades: investigação básica, economia, investigação médica, proteção do meio ambiente, novas tecnologias e empreendedor.

A declaração assinala que "quase 50 anos depois da declaração sobre a eliminação da discriminação contra a mulher proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 1967, os jurados dos prémios 2016 exortam ao seu cumprimento em todo o seu conteúdo".

Tal inclui, segundo os prémios Nobel reunidos na cidade espanhola de Valência, "desde a igualdade perante a lei no acesso à educação, ao emprego, aos postos de responsabilidade ou remuneração salarial".

Cerca de 250 candidaturas apresentaram-se a esta edição dos prémios, dotados em cada uma das suas categorias com 100.000 euros, o que os torna dos mais bem remunerados de Espanha.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.