sicnot

Perfil

Mundo

Prémios Nobel exigem eliminação da discriminação contra a mulher

Os 23 prémios Nobel que participam como júris na 28.ª edição dos Prémios Rei Jaime I reclamaram hoje a eliminação da discriminação contra a mulher, situação que "na maioria dos países continua sendo fundamentalmente injusta".

© Dylan Martinez / Reuters

A intenção foi expressa na declaração lida no início da reunião para atribuir os prémios sobre ciência e investigação, nas seis modalidades: investigação básica, economia, investigação médica, proteção do meio ambiente, novas tecnologias e empreendedor.

A declaração assinala que "quase 50 anos depois da declaração sobre a eliminação da discriminação contra a mulher proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 1967, os jurados dos prémios 2016 exortam ao seu cumprimento em todo o seu conteúdo".

Tal inclui, segundo os prémios Nobel reunidos na cidade espanhola de Valência, "desde a igualdade perante a lei no acesso à educação, ao emprego, aos postos de responsabilidade ou remuneração salarial".

Cerca de 250 candidaturas apresentaram-se a esta edição dos prémios, dotados em cada uma das suas categorias com 100.000 euros, o que os torna dos mais bem remunerados de Espanha.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.