sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente paquistanesa queimada viva pela mãe por escolher marido

Uma adolescente paquistanesa foi queimada viva hoje pela mãe depois de ter casado com um homem que tinha escolhido, disse a polícia, sobre o último de uma série dos designados "crimes de honra" no país.

Fotografia de Zeenat Rafiq, de 16 anos, mostrada pelo marido, Hassan Khan.

Fotografia de Zeenat Rafiq, de 16 anos, mostrada pelo marido, Hassan Khan.

K.M. Chaudary / AP

O marido Hassan Khan mostra a certidão de casamento.

O marido Hassan Khan mostra a certidão de casamento.

K.M. Chaudary / AP

Zeenat Rafiq, de 16 anos, foi alegadamente incendiada pela mãe, Perveen Rafiq, na cidade de Lahore (leste) pouco mais de uma semana após o casamento, referiu Haidar Ashraf, um oficial da polícia, à agência France Presse.

Trata-se do terceiro "crime de honra" em três meses.

Na semana passada, Maria Sadagat, de 19 anos, foi torturada e queimada por um grupo de pessoas numa localidade próxima da capital do Paquistão, Islamabad, por recusar uma proposta de casamento.

Outra rapariga, entre os 16 e os 18 anos, foi drogada, estrangulada e queimada às ordens de um conselho de aldeia (jirga) no noroeste do Paquistão, no final de abril, alegadamente por ter ajudado uma amiga a fugir com o seu namorado.

O marido de Zeenat, Hasan, disse a uma televisão local, Geo News, que o casal tinha fugido e que foi contactado depois do casamento pela família da mulher, que lhes prometeu uma festa de casamento e garantiu que ela não seria magoada se regressasse.

Ashraf disse que Perveen e outros membros da família tinham confessado o crime e que a polícia apreendeu querosene no local.

Centenas de mulheres são assassinadas pelos seus familiares todos os anos no Paquistão sob pretexto de que estão a defender a honra da família.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.