sicnot

Perfil

Mundo

Mais de metade dos refugiados chegados à Alemanha em 2016 não tinha documentos

Cerca de 80% dos refugiados que chegaram à Alemanha entre janeiro e abril deste ano não tinha passaporte, noticiou hoje o diário Bild, com base num relatório da polícia.

reuters

Dos 114.255 refugiados interditos pelas forças de segurança na fronteira, mais de metade - cerca de 91.000 - não tinha documentos, diz o relatório.

Entre janeiro e março, as autoridades registaram 1.306 passaportes falsificados, sendo que 145 eram de sírios.

No entanto, em 2015, o número de documentos falsificados foi quatro vezes maior - 4.973. Pertenciam a cidadãos sírios 834 desses passaportes.

Por outro lado, entre janeiro e abril deste ano, das 4.233 pessoas que entraram em território alemão, havia refugiados que tinham mandado de busca ou outros motivos para a sua detenção ou para evitar a entrada no país.

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00