sicnot

Perfil

Mundo

Rebeldes do delta do Níger rejeitam negociações do Governo da Nigéria

Os Vingadores do Delta do Níger (NDA, na sigla em inglês), grupo rebelde que realizou vários ataques contra instalações petrolíferas desde fevereiro, rejeitaram hoje a oferta de negociações proposta na segunda-feira pelo Governo da Nigéria.

O cessar-fogo entre o regime de Assad e os rebeldes deve começar às 22:00 GMT (mesma hora em Lisboa) de hoje.

O cessar-fogo entre o regime de Assad e os rebeldes deve começar às 22:00 GMT (mesma hora em Lisboa) de hoje.

© Rodi Said / Reuters

"Não estamos envolvidos em qualquer negociação com nenhum comité. Se o Governo federal discute com alguns grupos (rebeldes), eles fazem-no por sua iniciativa", afirmam os NDA, numa mensagem divulgada na sua conta da rede social de mensagens curtas Twitter.

As forças armadas nigerianas destacaram navios e aviões de combate para a região petrolífera do delta do Níger (sul), para encontrar os NDA, que nos últimos meses atacaram instalações das filiais nigerianas de grupos petrolíferos estrangeiros como a Shell, a ENI ou a Chevron, além da empresa estatal NNPC.

Mas, na segunda-feira, o secretário de Estado para os recursos petrolíferos, Emmanuel Ibe Kachikwu, anunciou à imprensa que a operação militar ia ser suspensa durante "uma semana ou duas" para se tentar "o diálogo".

Segundo o governante, os ataques contra as instalações petrolíferas fizeram cair a produção de petróleo para os 1,6 milhões de barris por dia, muito abaixo dos 2,2 milhões previstos no orçamento de 2016.

A quebra fragiliza as finanças da Nigéria, primeiro produtor no continente africano de petróleo, responsável por 70% das receitas do país.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.