sicnot

Perfil

Mundo

Rebeldes do delta do Níger rejeitam negociações do Governo da Nigéria

Os Vingadores do Delta do Níger (NDA, na sigla em inglês), grupo rebelde que realizou vários ataques contra instalações petrolíferas desde fevereiro, rejeitaram hoje a oferta de negociações proposta na segunda-feira pelo Governo da Nigéria.

O cessar-fogo entre o regime de Assad e os rebeldes deve começar às 22:00 GMT (mesma hora em Lisboa) de hoje.

O cessar-fogo entre o regime de Assad e os rebeldes deve começar às 22:00 GMT (mesma hora em Lisboa) de hoje.

© Rodi Said / Reuters

"Não estamos envolvidos em qualquer negociação com nenhum comité. Se o Governo federal discute com alguns grupos (rebeldes), eles fazem-no por sua iniciativa", afirmam os NDA, numa mensagem divulgada na sua conta da rede social de mensagens curtas Twitter.

As forças armadas nigerianas destacaram navios e aviões de combate para a região petrolífera do delta do Níger (sul), para encontrar os NDA, que nos últimos meses atacaram instalações das filiais nigerianas de grupos petrolíferos estrangeiros como a Shell, a ENI ou a Chevron, além da empresa estatal NNPC.

Mas, na segunda-feira, o secretário de Estado para os recursos petrolíferos, Emmanuel Ibe Kachikwu, anunciou à imprensa que a operação militar ia ser suspensa durante "uma semana ou duas" para se tentar "o diálogo".

Segundo o governante, os ataques contra as instalações petrolíferas fizeram cair a produção de petróleo para os 1,6 milhões de barris por dia, muito abaixo dos 2,2 milhões previstos no orçamento de 2016.

A quebra fragiliza as finanças da Nigéria, primeiro produtor no continente africano de petróleo, responsável por 70% das receitas do país.

Lusa

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.