sicnot

Perfil

Mundo

Celebrações do 90º aniversário da Rainha Isabel decorrem este fim de semana

A monarquia britânica tem muitas particularidades e celebrar o aniversário da Rainha duas vezes ao ano é uma delas. Isabel II completou os 90 anos em abril mas, como manda a tradição, a festa faz-se em junho.

© Toby Melville / Reuters

Esta manhã, todos os elementos da família real assistiram à parada militar que remonta ao séc. XVIII. Este ano as comemorações coincidem com o aniversário do principe consorte. Filipe completou 95 anos, 66 deles ao lado da monarca.

À festa não faltou Camila Parker-Bowles, apesar dos rumores de separação devido à recente polémica das fotos comprometedoras.

É um fim de semana de tréguas também nas campanhas a favor e contra o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

  • Gala dos 90 anos da rainha Isabel II no Castelo de Windsor
    0:42

    Mundo

    Os festejos dos 90 anos da rainha Isabel II continuam no Reino Unido e, este domingo, a celebração no Castelo de Windsor foi dedicada aos cavalos, uma das grandes paixões da rainha. Mais de 900 cavalos e 1500 cavaleiros fizeram parte do espetáculo que contou ainda com a presença de Andrea Boccelli, Kylie Minogue e James Blunt, entre outros convidados musicais. A família real compareceu em peso na gala dos 90 anos da rainha Isabel II de Inglaterra que está no trono há mais de 64 anos.

  • Isabel II faz 90 anos
    4:49

    Mundo

    Isabel II faz 90 anos esta quinta-feira. É a monarca mais velha do mundo e a recordista num trono. A rainha nasceu em 1926 e é filha dos duques de York. Isabel casou com Philip, que recebeu o título de Duque de Edimburgo, com quem teve quatro filhos. A monarca chefia o Governo britânico e preside à Commonwealth e é rainha de 16 países. Durante o seu reinado já trabalhou com 12 primeiro-ministros britânicos e 12 Presidentes dos Estados Unidos.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.