sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco defende inclusão das pessoas com deficiência e fim dos preconceitos

O Papa Francisco defendeu hoje o valor da diversidade e pediu que as pessoas com incapacidades sejam acolhidas plenamente nas comunidades em que vivem, eliminando os preconceitos, as exclusões e as marginalizações.

© Tony Gentile / Reuters

As pessoas com incapacidades ou deficiências "não só são capazes de viver uma experiência de reunião com Cristo", como também são capazes de contar essa experiência, disse Jorge Bergoglio durante um encontro no Vaticano com participantes num congresso dedicado às pessoas com deficiência.

Organizado pela Conferência Episcopal Italiano, o encontro serviu também para o Papa defender a importância de educar estas pessoas na fé cristão e considerá-las parte ativa da comunidade onde estão.

"No caminho da inclusão destas pessoas com incapacidades ocupa naturalmente um lugar decisivo a sua admissão aos Sacramentos", vincou o chefe da Igreja Católica, citado pela agência espanhola Efe.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.