sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco defende inclusão das pessoas com deficiência e fim dos preconceitos

O Papa Francisco defendeu hoje o valor da diversidade e pediu que as pessoas com incapacidades sejam acolhidas plenamente nas comunidades em que vivem, eliminando os preconceitos, as exclusões e as marginalizações.

© Tony Gentile / Reuters

As pessoas com incapacidades ou deficiências "não só são capazes de viver uma experiência de reunião com Cristo", como também são capazes de contar essa experiência, disse Jorge Bergoglio durante um encontro no Vaticano com participantes num congresso dedicado às pessoas com deficiência.

Organizado pela Conferência Episcopal Italiano, o encontro serviu também para o Papa defender a importância de educar estas pessoas na fé cristão e considerá-las parte ativa da comunidade onde estão.

"No caminho da inclusão destas pessoas com incapacidades ocupa naturalmente um lugar decisivo a sua admissão aos Sacramentos", vincou o chefe da Igreja Católica, citado pela agência espanhola Efe.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47