sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco defende inclusão das pessoas com deficiência e fim dos preconceitos

O Papa Francisco defendeu hoje o valor da diversidade e pediu que as pessoas com incapacidades sejam acolhidas plenamente nas comunidades em que vivem, eliminando os preconceitos, as exclusões e as marginalizações.

© Tony Gentile / Reuters

As pessoas com incapacidades ou deficiências "não só são capazes de viver uma experiência de reunião com Cristo", como também são capazes de contar essa experiência, disse Jorge Bergoglio durante um encontro no Vaticano com participantes num congresso dedicado às pessoas com deficiência.

Organizado pela Conferência Episcopal Italiano, o encontro serviu também para o Papa defender a importância de educar estas pessoas na fé cristão e considerá-las parte ativa da comunidade onde estão.

"No caminho da inclusão destas pessoas com incapacidades ocupa naturalmente um lugar decisivo a sua admissão aos Sacramentos", vincou o chefe da Igreja Católica, citado pela agência espanhola Efe.

Lusa

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite