sicnot

Perfil

Mundo

Oito baleias-piloto mortas entre dezenas encalhadas na Indonésia

GALERIA DE FOTOS

Cerca de três dezenas de baleias-piloto encalharam na Indonésia e oito delas morreram, informaram as autoridades, dando conta de uma operação de salvamento em grande escala na costa da ilha de Java.

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

Trinta e duas baleias-piloto deram à costa durante a maré alta na madrugada de quarta-feira, em Probolinggo, na província do leste de Java.

"No início eram apenas uma ou duas baleias a nadar perto da costa, e a natureza das baleias é que se elas estão doentes vêm para a costa", disse à AFP Dedy Isfandi, chefe do gabinete local relativo aos assuntos marítimos e das pescas.

O mesmo responsável acrescentou que as baleias-piloto têm um forte sistema de coesão e que normalmente se aproximam da que está doente de forma a tentar auxiliá-las a regressar para o mar. "Mas quando a maré baixou, elas ficaram encalhadas", disse Isfandi.

Centenas de pescadores e funcionários do Governo tentaram levar as baleias-piloto para o mar durante a noite, mas durante a manhã oito voltaram para a costa e morreram, segundo Isfandi.

Cerca de 23 baleias-piloto estavam já no alto mar, enquanto outra, desorientada, foi acompanhada por equipas de resgate para se certificarem de que não voltava para a costa.

As equipas de resgate utilizaram lonas para envolver os animais encalhados e levá-los de volta para o mar, enquanto os nadadores mergulharam na água para conduzir as restantes baleias para fora da área.

Veterinários e cientistas realizaram autópsias nos animais mortos para investigar a razão pela qual tinham ficado encalhados.

Responsáveis das pescas afirmaram que a situação pode ter ocorrido devido à turbulência das águas no oceano Índico. Outra hipótese considerada é a possibilidade de as baleias-piloto terem comido algo envenenado.

Ao longo da última década, baleias e orcas têm sido encontradas encalhadas na área, afirmou Isfandi.

O grupo União Internacional para a Conservação da Natureza disse que não havia dados suficientes para classificar o risco de extinção das baleias-piloto de barbatana curta, que se encontram em águas temperadas e tropicais.

Apesar do nome, as baleias-piloto são da família dos golfinhos. As fêmeas podem chegar aos quatro metros e os machos aos sete metros de comprimento.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".