sicnot

Perfil

Mundo

Oito baleias-piloto mortas entre dezenas encalhadas na Indonésia

GALERIA DE FOTOS

Cerca de três dezenas de baleias-piloto encalharam na Indonésia e oito delas morreram, informaram as autoridades, dando conta de uma operação de salvamento em grande escala na costa da ilha de Java.

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

Trinta e duas baleias-piloto deram à costa durante a maré alta na madrugada de quarta-feira, em Probolinggo, na província do leste de Java.

"No início eram apenas uma ou duas baleias a nadar perto da costa, e a natureza das baleias é que se elas estão doentes vêm para a costa", disse à AFP Dedy Isfandi, chefe do gabinete local relativo aos assuntos marítimos e das pescas.

O mesmo responsável acrescentou que as baleias-piloto têm um forte sistema de coesão e que normalmente se aproximam da que está doente de forma a tentar auxiliá-las a regressar para o mar. "Mas quando a maré baixou, elas ficaram encalhadas", disse Isfandi.

Centenas de pescadores e funcionários do Governo tentaram levar as baleias-piloto para o mar durante a noite, mas durante a manhã oito voltaram para a costa e morreram, segundo Isfandi.

Cerca de 23 baleias-piloto estavam já no alto mar, enquanto outra, desorientada, foi acompanhada por equipas de resgate para se certificarem de que não voltava para a costa.

As equipas de resgate utilizaram lonas para envolver os animais encalhados e levá-los de volta para o mar, enquanto os nadadores mergulharam na água para conduzir as restantes baleias para fora da área.

Veterinários e cientistas realizaram autópsias nos animais mortos para investigar a razão pela qual tinham ficado encalhados.

Responsáveis das pescas afirmaram que a situação pode ter ocorrido devido à turbulência das águas no oceano Índico. Outra hipótese considerada é a possibilidade de as baleias-piloto terem comido algo envenenado.

Ao longo da última década, baleias e orcas têm sido encontradas encalhadas na área, afirmou Isfandi.

O grupo União Internacional para a Conservação da Natureza disse que não havia dados suficientes para classificar o risco de extinção das baleias-piloto de barbatana curta, que se encontram em águas temperadas e tropicais.

Apesar do nome, as baleias-piloto são da família dos golfinhos. As fêmeas podem chegar aos quatro metros e os machos aos sete metros de comprimento.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.