sicnot

Perfil

Mundo

Oito baleias-piloto mortas entre dezenas encalhadas na Indonésia

GALERIA DE FOTOS

Cerca de três dezenas de baleias-piloto encalharam na Indonésia e oito delas morreram, informaram as autoridades, dando conta de uma operação de salvamento em grande escala na costa da ilha de Java.

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

Trinta e duas baleias-piloto deram à costa durante a maré alta na madrugada de quarta-feira, em Probolinggo, na província do leste de Java.

"No início eram apenas uma ou duas baleias a nadar perto da costa, e a natureza das baleias é que se elas estão doentes vêm para a costa", disse à AFP Dedy Isfandi, chefe do gabinete local relativo aos assuntos marítimos e das pescas.

O mesmo responsável acrescentou que as baleias-piloto têm um forte sistema de coesão e que normalmente se aproximam da que está doente de forma a tentar auxiliá-las a regressar para o mar. "Mas quando a maré baixou, elas ficaram encalhadas", disse Isfandi.

Centenas de pescadores e funcionários do Governo tentaram levar as baleias-piloto para o mar durante a noite, mas durante a manhã oito voltaram para a costa e morreram, segundo Isfandi.

Cerca de 23 baleias-piloto estavam já no alto mar, enquanto outra, desorientada, foi acompanhada por equipas de resgate para se certificarem de que não voltava para a costa.

As equipas de resgate utilizaram lonas para envolver os animais encalhados e levá-los de volta para o mar, enquanto os nadadores mergulharam na água para conduzir as restantes baleias para fora da área.

Veterinários e cientistas realizaram autópsias nos animais mortos para investigar a razão pela qual tinham ficado encalhados.

Responsáveis das pescas afirmaram que a situação pode ter ocorrido devido à turbulência das águas no oceano Índico. Outra hipótese considerada é a possibilidade de as baleias-piloto terem comido algo envenenado.

Ao longo da última década, baleias e orcas têm sido encontradas encalhadas na área, afirmou Isfandi.

O grupo União Internacional para a Conservação da Natureza disse que não havia dados suficientes para classificar o risco de extinção das baleias-piloto de barbatana curta, que se encontram em águas temperadas e tropicais.

Apesar do nome, as baleias-piloto são da família dos golfinhos. As fêmeas podem chegar aos quatro metros e os machos aos sete metros de comprimento.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.