sicnot

Perfil

Mundo

Oito baleias-piloto mortas entre dezenas encalhadas na Indonésia

GALERIA DE FOTOS

Cerca de três dezenas de baleias-piloto encalharam na Indonésia e oito delas morreram, informaram as autoridades, dando conta de uma operação de salvamento em grande escala na costa da ilha de Java.

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

© Antara Photo Agency / Reuters

Trinta e duas baleias-piloto deram à costa durante a maré alta na madrugada de quarta-feira, em Probolinggo, na província do leste de Java.

"No início eram apenas uma ou duas baleias a nadar perto da costa, e a natureza das baleias é que se elas estão doentes vêm para a costa", disse à AFP Dedy Isfandi, chefe do gabinete local relativo aos assuntos marítimos e das pescas.

O mesmo responsável acrescentou que as baleias-piloto têm um forte sistema de coesão e que normalmente se aproximam da que está doente de forma a tentar auxiliá-las a regressar para o mar. "Mas quando a maré baixou, elas ficaram encalhadas", disse Isfandi.

Centenas de pescadores e funcionários do Governo tentaram levar as baleias-piloto para o mar durante a noite, mas durante a manhã oito voltaram para a costa e morreram, segundo Isfandi.

Cerca de 23 baleias-piloto estavam já no alto mar, enquanto outra, desorientada, foi acompanhada por equipas de resgate para se certificarem de que não voltava para a costa.

As equipas de resgate utilizaram lonas para envolver os animais encalhados e levá-los de volta para o mar, enquanto os nadadores mergulharam na água para conduzir as restantes baleias para fora da área.

Veterinários e cientistas realizaram autópsias nos animais mortos para investigar a razão pela qual tinham ficado encalhados.

Responsáveis das pescas afirmaram que a situação pode ter ocorrido devido à turbulência das águas no oceano Índico. Outra hipótese considerada é a possibilidade de as baleias-piloto terem comido algo envenenado.

Ao longo da última década, baleias e orcas têm sido encontradas encalhadas na área, afirmou Isfandi.

O grupo União Internacional para a Conservação da Natureza disse que não havia dados suficientes para classificar o risco de extinção das baleias-piloto de barbatana curta, que se encontram em águas temperadas e tropicais.

Apesar do nome, as baleias-piloto são da família dos golfinhos. As fêmeas podem chegar aos quatro metros e os machos aos sete metros de comprimento.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47