sicnot

Perfil

Mundo

Paquistanesa ataca com ácido namorado que recusou casar

A polícia paquistanesa anunciou hoje a detenção de uma mulher que alegadamente queimou o namorado com ácido por ele se ter recusado a casar com ela.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Khaled Abdullah / Reuters

Momil Mai, casada e mãe de quatro filhos, mantinha há vários anos uma relação amorosa com Saddaqat Ali, de 25 anos, também casado, disse a polícia da cidade de Multan, na província do Punjab.

Mai queria ser a segunda mulher de Ali, acrescentou. A poligamia é legal, mas rara entre os muçulmanos conservadores paquistaneses.

"Na quarta-feira à noite, como era hábito, Ali foi ter com Mai e ela atirou ácido para cima dele, depois de ele se ter recusado, mais uma vez, a casar com ela", disse Bashir Ahmed, polícia local.

Ashiq Malik, responsável do hospital público de Multan onde Ali está a receber tratamento, disse que a vítima ficou queimada em cerca de 60% do corpo. Os médicos estão a lutar para salvar a vida de Ali, afirmou.

A justiça abriu um processo contra Mai, na sequência de uma queixa da família de Ali.

Os ataques com ácido, normalmente contra mulheres, que ficam desfiguradas e muitas vezes cegas, são usados para resolver problemas pessoais ou familiares no Paquistão. Todos os anos são registados centenas de casos, mas é raro uma mulher atacar um homem.

No Punjab, zona rural do sul do Paquistão, é fácil comprar ácido, produto de uso agrícola.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".