sicnot

Perfil

Mundo

Encontrados 19 cadáveres de imigrantes etíopes na República Demoratica do Congo

Dezanove cadáveres de imigrantes etíopes foram descobertos pelos serviços de imigração do Alto Katanga, no sudoeste da República Democrática do Congo durante uma ação de controlo, declarou hoje à agência noticiosa francesa AFP um responsável local da Imigração.

© Joseph Okanga / Reuters

"Nós intercetámos na quinta-feira um veículo pesado de matrícula zambiana, a sete quilómetros do posto fronteiriço de Mwenda, e devido ao cheiro nauseabundo mandámos abrir a caixa da carga, onde descobrimos 95 pessoas, das quais 19 mortas por asfixia", precisou Jean-Pierre Lubosha, chefe local da Direção-Geral de Migração (DGM)

Segundo o oficial congolês da imigração, os imigrantes revelaram que o país de destino era a África do Sul, em trânsito para território queniano, à "procura de bem-estar".

Na sequência da ocorrência, o vice-cônsul da Zâmbia, David Nyangulu, em declarações à AFP, felicitou as autoridades congolesas pelo facto de a sua vigilância permitir descobrir aquele "tráfico escandaloso" de seres humanos que envolve três traficantes zambianos.

O responsável da DGM congolesa também se congratulou com o desmantelamento desta rede.

Apesar do êxito alcançado, um acordo de 1968 assinado pelas autoridades congolesas e zambianas impede a Imigração congolesa de controlar veículos zambianos num troço de 70 quilómetros de território congolês que liga as localidades zamabianas de Shembe e Kitwe.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17