sicnot

Perfil

Mundo

Calças de Hitler vendidas por 62 mil euros num leilão na Alemanha

Entre os itens nazis vendidos por milhares de euros num leilão na Alemanha, estão umas calças de couro de Adolf Hitler e um recipiente de bronze para o cianeto, usado por um superior para cometer suicídio.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

AP

Os media alemães avançaram que um argentino gastou mais de 600 mil euros no leilão, em Munique.

Com esse dinheiro, o homem comprou as calças de Hitler, assim como um casaco militar, um relógio que pertenciam a Germann Goering - o comandante da Força Aérea Nazi -, entre outras coisas.

De acordo com o jornal diário Bild, as calças foram compradas por 62 mil euros, o casaco por 275 mil euros, o relógio por 42 mil euros, gastando outros milhares de euros em objetos de Goering.

O leilão tinha ainda o recipiente de bronze para cianeto - usado por Goering para cometer suicido no julgamento de Nuremberga em 1946 -, que foi arrematado por 26 mil euros; e os raios-x de Hitler, depois de uma tentativa de assassínio em julho de 1944.

O jornal Bild avançou hoje que os 169 itens, vendidos no leilão, pertenciam ao oficial médico John K. Lattimer, que morreu em 2007.

O argentino - que gastou mais de 600 mil euros no leilão - disse ao Bild que comprou os objetos para expor num museu.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa