sicnot

Perfil

Mundo

Novo atentado no Afeganistão fez pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram e 18 ficaram feridas hoje na sequência de uma explosão na província de Badaksthtan, no Afeganistão, segundo as autoridades locais.

reuters

O porta-voz do governador da província disse à agência noticiosa France Presse que o atentado, ocorrido às 10:00 locais (05:30 em Lisboa) visava atingir um pequeno mercado da cidade de Keshim.

"Todas as vítimas são civis", acrescentou Naweed Froutanu, porta-voz do governo local de Badaksthtan, no nordeste do país.

Anteriormente, a explosão provocada por um bombista suicida em Cabul fez pelo menos 14 mortos e oito feridos, de nacionalidade nepalesa.

Segundo a AFP, que cita uma fonte do Ministério do Interior afegão, o ataque de Cabul atingiu um autocarro onde viajavam os guardas do Nepal destacados no Afeganistão, onde garantem a segurança de várias organizações não-governamentais instaladas na capital.

Trata-se de "uma informação inicial" porque as autoridades ainda estão a proceder à identificação das vítimas nepalesas.

O ataque de Cabul foi reivindicado pelos talibãs.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.