sicnot

Perfil

Mundo

Vladimir Putin visita a China esta semana

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, efetuará, no próximo dia 25, uma visita oficial à China, durante a qual está previsto que assine uma série de acordos bilaterais, informou hoje o Kremlin.

© POOL New / Reuters

Putin e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, analisarão "passos concretos" para desenvolver a cooperação entre ambos os países, nos âmbitos do comércio e da economia, tecnologia e ciência humanitário e investimento, refere um comunicado da presidência russa.

Os dois estadistas abordarão também assuntos chave da atualidade internacional, assim como a interação de ambos os países dentro de organizações multilaterais e regionais, como a ONU, o G20 ou o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O Presidente russo viajará para a China desde Taskent, a capital do Uzbequistão, onde se celebrará nos próximos dias 23 e 24 a cimeira anual da Organização para a Cooperação de Xangai (OCS).

A OCS integra a China, o Cazaquistão, o Quirguistão, a Rússia, o Tajiquistão e o Uzbequistão.

Na última cimeira, realizada na cidade russa de Ufa, foi também iniciado o procedimento para admitir a Índia e o Paquistão, países que, como o Afeganistão, Bielorrússia, Irão e Mongólia, têm estatuto de observadores.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.