sicnot

Perfil

Mundo

Manifestações violentas em Pretoria a montante das municipais sul-africanas

Veículos foram hoje incendiados e ruas bloqueadas com pneus a arder na capital executiva sul-africana, Pretoria, em protesto contra a nomeação de um candidato à câmara para as eleições locais, relatou a agência France Presse.

© Siphiwe Sibeko / Reuters

Os incidentes iniciaram-se na segunda-feira após a publicação dos nomes dos candidatos do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), para as eleições municipais de 03 de agosto.

Habitantes de Pretoria descontentes com o candidato à câmara nomeado pelo ANC, Thoko Didiza, saíram à rua para se manifestarem. Preferiam a recondução do atual autarca, Kgosientso Ramokgopa.

Um fotógrafo da AFP viu hoje um camião e um autocarro em fogo na localidade de Attridgeville, situada nos subúrbios a oeste de Pretoria. Segundo media locais, vários autocarros foram também incendiados na zona de Tsgwane.

A principal autoestrada do país, a N1, foi parcialmente fechada quando manifestantes começaram a atirar pedras contra os veículos.

A polícia recusou fazer comentários sobre os danos, mas disse estar a investigar um assassinato e a destruição de bens. Segundo media locais, um apoiante do ANC foi ferido a tiro no domingo e morreu.

O secretário-geral do ANC, Gwede Mantashe, considerou que os incidentes não estão ligados à escolha do partido, afirmando tratar-se puramente de "violência" e não de política.

O ANC controla a vida política sul-africana desde a queda do regime segregacionista do 'apartheid' em 1994, mas o partido de Nelson Mandela poderá sofrer algumas deceções nas municipais, enquanto o presidente Jacob Zuma, presidente do ANC, vem acumulando reveses.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.