sicnot

Perfil

Mundo

Manifestações violentas em Pretoria a montante das municipais sul-africanas

Veículos foram hoje incendiados e ruas bloqueadas com pneus a arder na capital executiva sul-africana, Pretoria, em protesto contra a nomeação de um candidato à câmara para as eleições locais, relatou a agência France Presse.

© Siphiwe Sibeko / Reuters

Os incidentes iniciaram-se na segunda-feira após a publicação dos nomes dos candidatos do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), para as eleições municipais de 03 de agosto.

Habitantes de Pretoria descontentes com o candidato à câmara nomeado pelo ANC, Thoko Didiza, saíram à rua para se manifestarem. Preferiam a recondução do atual autarca, Kgosientso Ramokgopa.

Um fotógrafo da AFP viu hoje um camião e um autocarro em fogo na localidade de Attridgeville, situada nos subúrbios a oeste de Pretoria. Segundo media locais, vários autocarros foram também incendiados na zona de Tsgwane.

A principal autoestrada do país, a N1, foi parcialmente fechada quando manifestantes começaram a atirar pedras contra os veículos.

A polícia recusou fazer comentários sobre os danos, mas disse estar a investigar um assassinato e a destruição de bens. Segundo media locais, um apoiante do ANC foi ferido a tiro no domingo e morreu.

O secretário-geral do ANC, Gwede Mantashe, considerou que os incidentes não estão ligados à escolha do partido, afirmando tratar-se puramente de "violência" e não de política.

O ANC controla a vida política sul-africana desde a queda do regime segregacionista do 'apartheid' em 1994, mas o partido de Nelson Mandela poderá sofrer algumas deceções nas municipais, enquanto o presidente Jacob Zuma, presidente do ANC, vem acumulando reveses.

Lusa

  • Centro comercial em Manchester evacuado

    Mundo

    Um centro comercial foi evacuado esta manhã, no centro de Manchester. Testemunhas dizem ter ouvido um "grande estrondo". O incidente acontece horas depois do ataque na Manchester Arena, no final da atuação da cantora Ariana Grande, no qual morreram pelo menos 22 pessoas. O espaço comercial em Manchester foi entretanto reaberto. A polícia começou a retirar o cordão de segurança, pouco tempo depois de ser dado o alerta. Uma pessoa foi detida.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.