sicnot

Perfil

Mundo

Manifestações violentas em Pretoria a montante das municipais sul-africanas

Veículos foram hoje incendiados e ruas bloqueadas com pneus a arder na capital executiva sul-africana, Pretoria, em protesto contra a nomeação de um candidato à câmara para as eleições locais, relatou a agência France Presse.

© Siphiwe Sibeko / Reuters

Os incidentes iniciaram-se na segunda-feira após a publicação dos nomes dos candidatos do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), para as eleições municipais de 03 de agosto.

Habitantes de Pretoria descontentes com o candidato à câmara nomeado pelo ANC, Thoko Didiza, saíram à rua para se manifestarem. Preferiam a recondução do atual autarca, Kgosientso Ramokgopa.

Um fotógrafo da AFP viu hoje um camião e um autocarro em fogo na localidade de Attridgeville, situada nos subúrbios a oeste de Pretoria. Segundo media locais, vários autocarros foram também incendiados na zona de Tsgwane.

A principal autoestrada do país, a N1, foi parcialmente fechada quando manifestantes começaram a atirar pedras contra os veículos.

A polícia recusou fazer comentários sobre os danos, mas disse estar a investigar um assassinato e a destruição de bens. Segundo media locais, um apoiante do ANC foi ferido a tiro no domingo e morreu.

O secretário-geral do ANC, Gwede Mantashe, considerou que os incidentes não estão ligados à escolha do partido, afirmando tratar-se puramente de "violência" e não de política.

O ANC controla a vida política sul-africana desde a queda do regime segregacionista do 'apartheid' em 1994, mas o partido de Nelson Mandela poderá sofrer algumas deceções nas municipais, enquanto o presidente Jacob Zuma, presidente do ANC, vem acumulando reveses.

Lusa

  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC