sicnot

Perfil

Mundo

Camionista preso por impedir passagem de caravana do presidente do Zimbabué

Um camionista zimbabueano foi condenado a dois anos de prisão por ter impedido a passagem da caravana do presidente Robert Mugabe na capital Harare, informou hoje um diário local.

1980 - O dirigente negro da Rodésia Robert Mugabe vence as eleições que conduzirão o país à independência sob o nome de Zimbabué.

1980 - O dirigente negro da Rodésia Robert Mugabe vence as eleições que conduzirão o país à independência sob o nome de Zimbabué.

(Reuters/ Arquivo)

Segundo o jornal privado NewsDay, Joseph Chakanetsa foi condenado na quinta-feira pelo tribunal de Harare por condução negligente, pois não deixou passar no sábado a escolta de Mugabe que acompanhava o presidente até casa. Fica ainda impedido para sempre de conduzir um camião.

Chakanetsa "foi condenado após se ter declarado culpado", refere o jornal, adiantando que o motorista declarou ao tribunal não ter percebido que se tratava da escolta presidencial atrás do seu camião.

"Ele declarou que o barulho do camião o impediu de ouvir as sirenes da polícia. E quando percebeu que estava no meio da caravana presidencial, ele literalmente perdeu a cabeça", indica o NewsDay.

O motorista foi detido a 10 quilómetros de distância, depois de ter tentado fugir passando vários sinais vermelhos e utilizando ruas de sentido proibido.

O presidente Mugabe desloca-se com uma caravana de 10 viaturas e motos e os condutores que perturbam a escolta arriscam a prisão ou serem espancados pelos seus serviços de segurança.

Lusa

  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.