sicnot

Perfil

Mundo

Camionista preso por impedir passagem de caravana do presidente do Zimbabué

Um camionista zimbabueano foi condenado a dois anos de prisão por ter impedido a passagem da caravana do presidente Robert Mugabe na capital Harare, informou hoje um diário local.

1980 - O dirigente negro da Rodésia Robert Mugabe vence as eleições que conduzirão o país à independência sob o nome de Zimbabué.

1980 - O dirigente negro da Rodésia Robert Mugabe vence as eleições que conduzirão o país à independência sob o nome de Zimbabué.

(Reuters/ Arquivo)

Segundo o jornal privado NewsDay, Joseph Chakanetsa foi condenado na quinta-feira pelo tribunal de Harare por condução negligente, pois não deixou passar no sábado a escolta de Mugabe que acompanhava o presidente até casa. Fica ainda impedido para sempre de conduzir um camião.

Chakanetsa "foi condenado após se ter declarado culpado", refere o jornal, adiantando que o motorista declarou ao tribunal não ter percebido que se tratava da escolta presidencial atrás do seu camião.

"Ele declarou que o barulho do camião o impediu de ouvir as sirenes da polícia. E quando percebeu que estava no meio da caravana presidencial, ele literalmente perdeu a cabeça", indica o NewsDay.

O motorista foi detido a 10 quilómetros de distância, depois de ter tentado fugir passando vários sinais vermelhos e utilizando ruas de sentido proibido.

O presidente Mugabe desloca-se com uma caravana de 10 viaturas e motos e os condutores que perturbam a escolta arriscam a prisão ou serem espancados pelos seus serviços de segurança.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.