sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 1 milhão de crianças vítimas de trabalho infantil em Moçambique

Mais de 1 milhão de crianças estão sujeitas a trabalho infantil em Moçambique, informa um estudo da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), citado hoje pelo diário O País.

© Mike Hutchings / Reuters

De acordo com o estudo, realizado por um grupo de pesquisadores da UEM, das 12 milhões de crianças moçambicanas, 1.8334 menores estão envolvidos em trabalho infantil.

A pobreza das famílias é apontada como a principal causa do trabalho infantil em Moçambique.

A pesquisa, que inqueriu mais de mil pessoas em nove províncias do país, indica ainda que 44% das crianças envolvem-se no trabalho infantil por dinheiro, 32% querem ajudar as suas famílias e 11% por falta de ocupação.

A agricultura e comércio são apontados como os setores que registam mais casos de trabalho infantil e a decisão é quase sempre tomada pelo país dos menores.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47