sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 1 milhão de crianças vítimas de trabalho infantil em Moçambique

Mais de 1 milhão de crianças estão sujeitas a trabalho infantil em Moçambique, informa um estudo da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), citado hoje pelo diário O País.

© Mike Hutchings / Reuters

De acordo com o estudo, realizado por um grupo de pesquisadores da UEM, das 12 milhões de crianças moçambicanas, 1.8334 menores estão envolvidos em trabalho infantil.

A pobreza das famílias é apontada como a principal causa do trabalho infantil em Moçambique.

A pesquisa, que inqueriu mais de mil pessoas em nove províncias do país, indica ainda que 44% das crianças envolvem-se no trabalho infantil por dinheiro, 32% querem ajudar as suas famílias e 11% por falta de ocupação.

A agricultura e comércio são apontados como os setores que registam mais casos de trabalho infantil e a decisão é quase sempre tomada pelo país dos menores.

Lusa

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Euforia e preocupação no Santiago de Bernabéu
    3:02
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49