sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 1 milhão de crianças vítimas de trabalho infantil em Moçambique

Mais de 1 milhão de crianças estão sujeitas a trabalho infantil em Moçambique, informa um estudo da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), citado hoje pelo diário O País.

© Mike Hutchings / Reuters

De acordo com o estudo, realizado por um grupo de pesquisadores da UEM, das 12 milhões de crianças moçambicanas, 1.8334 menores estão envolvidos em trabalho infantil.

A pobreza das famílias é apontada como a principal causa do trabalho infantil em Moçambique.

A pesquisa, que inqueriu mais de mil pessoas em nove províncias do país, indica ainda que 44% das crianças envolvem-se no trabalho infantil por dinheiro, 32% querem ajudar as suas famílias e 11% por falta de ocupação.

A agricultura e comércio são apontados como os setores que registam mais casos de trabalho infantil e a decisão é quase sempre tomada pelo país dos menores.

Lusa

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras