sicnot

Perfil

Mundo

Polícia do Zimbabué dispara gás lacrimogénio e canhões de água sobre manifestantes

A polícia do Zimbabué disparou na segunda-feira granadas de gás lacrimogéneo e canhões de água sobre condutores dos transportes públicos que protestavam contra a economia e o regime do Presidente Robert Mugabe.

© Philimon Bulawayo / Reuters

Os polícias responderam com gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes, mas algumas crianças que se encontravam no local foram apanhadas no incidente.

Os condutores ultrapassaram barreiras criadas pela polícia, fecharam estradas e queimaram pneus.

Um repórter da Agência France Presse (AFP) afirmou que, em resposta às pessoas que atiravam pedras, a polícia utilizou bastões agredindo os condutores presentes na manifestação.

A contestação pública tem sido rara nos 36 anos de regime autoritário de Mugabe, mas apesar das forças de segurança existentes para controlar este tipo de situações, os protestos têm aumentado recentemente.

Lusa

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21