sicnot

Perfil

Mundo

Polícia do Zimbabué dispara gás lacrimogénio e canhões de água sobre manifestantes

A polícia do Zimbabué disparou na segunda-feira granadas de gás lacrimogéneo e canhões de água sobre condutores dos transportes públicos que protestavam contra a economia e o regime do Presidente Robert Mugabe.

© Philimon Bulawayo / Reuters

Os polícias responderam com gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes, mas algumas crianças que se encontravam no local foram apanhadas no incidente.

Os condutores ultrapassaram barreiras criadas pela polícia, fecharam estradas e queimaram pneus.

Um repórter da Agência France Presse (AFP) afirmou que, em resposta às pessoas que atiravam pedras, a polícia utilizou bastões agredindo os condutores presentes na manifestação.

A contestação pública tem sido rara nos 36 anos de regime autoritário de Mugabe, mas apesar das forças de segurança existentes para controlar este tipo de situações, os protestos têm aumentado recentemente.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.