sicnot

Perfil

Mundo

Polícia do Zimbabué dispara gás lacrimogénio e canhões de água sobre manifestantes

A polícia do Zimbabué disparou na segunda-feira granadas de gás lacrimogéneo e canhões de água sobre condutores dos transportes públicos que protestavam contra a economia e o regime do Presidente Robert Mugabe.

© Philimon Bulawayo / Reuters

Os polícias responderam com gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes, mas algumas crianças que se encontravam no local foram apanhadas no incidente.

Os condutores ultrapassaram barreiras criadas pela polícia, fecharam estradas e queimaram pneus.

Um repórter da Agência France Presse (AFP) afirmou que, em resposta às pessoas que atiravam pedras, a polícia utilizou bastões agredindo os condutores presentes na manifestação.

A contestação pública tem sido rara nos 36 anos de regime autoritário de Mugabe, mas apesar das forças de segurança existentes para controlar este tipo de situações, os protestos têm aumentado recentemente.

Lusa

  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Concerto de homenagem às vítimas de Charlottesville
    2:17