sicnot

Perfil

Mundo

Kerry apela ao diálogo entre poderes venezuelanos e promete melhorar relações

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou hoje ao diálogo entre os distintos poderes venezuelanos e prometeu esforçar-se para melhorar as relações bilaterais.

© Francois Lenoir / Reuters

Numa mensagem ao povo venezuelano, em seu nome e no do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Kerry afirmou que "o último ano foi extremamente difícil para o povo venezuelano", mostrando-se ciente das "necessidades económicas, divisões políticas e graves adversidades".

Para Kerry, "os venezuelanos demonstraram, no passado, a sua capacidade de resistência".

Assegurou que os Estados Unidos "têm confiança na sua capacidade de encontrar uma saída da crise atual".

"Pedimos aos líderes de todos os poderes do Estado para participarem no diálogo nacional que é necessário para enfrentar de forma eficaz os problemas do seu país", declarou.

A mensagem de Kerry surge um dia depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, felicitar os Estados Unidos pelo seu dia da independência, que se celebrou a 04 de julho.

Na mensagem, Maduro expressou "a vontade de estabelecer relações diplomáticas bilaterais de respeito" com os Estados Unidos, "guiadas pelo Direito Internacional e por princípios como a igualdade soberana dos Estados e o direito à autodeterminação dos povos".

As relações entre os Estados Unidos e a Venezuela estão em baixo desde a saída dos embaixadores, em 2010, e agravaram-se devido ao facto de o Governo venezuelano acusar Washington de interferir nos seus assuntos internos.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.