sicnot

Perfil

Mundo

Kerry apela ao diálogo entre poderes venezuelanos e promete melhorar relações

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou hoje ao diálogo entre os distintos poderes venezuelanos e prometeu esforçar-se para melhorar as relações bilaterais.

© Francois Lenoir / Reuters

Numa mensagem ao povo venezuelano, em seu nome e no do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Kerry afirmou que "o último ano foi extremamente difícil para o povo venezuelano", mostrando-se ciente das "necessidades económicas, divisões políticas e graves adversidades".

Para Kerry, "os venezuelanos demonstraram, no passado, a sua capacidade de resistência".

Assegurou que os Estados Unidos "têm confiança na sua capacidade de encontrar uma saída da crise atual".

"Pedimos aos líderes de todos os poderes do Estado para participarem no diálogo nacional que é necessário para enfrentar de forma eficaz os problemas do seu país", declarou.

A mensagem de Kerry surge um dia depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, felicitar os Estados Unidos pelo seu dia da independência, que se celebrou a 04 de julho.

Na mensagem, Maduro expressou "a vontade de estabelecer relações diplomáticas bilaterais de respeito" com os Estados Unidos, "guiadas pelo Direito Internacional e por princípios como a igualdade soberana dos Estados e o direito à autodeterminação dos povos".

As relações entre os Estados Unidos e a Venezuela estão em baixo desde a saída dos embaixadores, em 2010, e agravaram-se devido ao facto de o Governo venezuelano acusar Washington de interferir nos seus assuntos internos.

Lusa

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00