sicnot

Perfil

Mundo

Kerry apela ao diálogo entre poderes venezuelanos e promete melhorar relações

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou hoje ao diálogo entre os distintos poderes venezuelanos e prometeu esforçar-se para melhorar as relações bilaterais.

© Francois Lenoir / Reuters

Numa mensagem ao povo venezuelano, em seu nome e no do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Kerry afirmou que "o último ano foi extremamente difícil para o povo venezuelano", mostrando-se ciente das "necessidades económicas, divisões políticas e graves adversidades".

Para Kerry, "os venezuelanos demonstraram, no passado, a sua capacidade de resistência".

Assegurou que os Estados Unidos "têm confiança na sua capacidade de encontrar uma saída da crise atual".

"Pedimos aos líderes de todos os poderes do Estado para participarem no diálogo nacional que é necessário para enfrentar de forma eficaz os problemas do seu país", declarou.

A mensagem de Kerry surge um dia depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, felicitar os Estados Unidos pelo seu dia da independência, que se celebrou a 04 de julho.

Na mensagem, Maduro expressou "a vontade de estabelecer relações diplomáticas bilaterais de respeito" com os Estados Unidos, "guiadas pelo Direito Internacional e por princípios como a igualdade soberana dos Estados e o direito à autodeterminação dos povos".

As relações entre os Estados Unidos e a Venezuela estão em baixo desde a saída dos embaixadores, em 2010, e agravaram-se devido ao facto de o Governo venezuelano acusar Washington de interferir nos seus assuntos internos.

Lusa

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.