sicnot

Perfil

Mundo

Kerry apela ao diálogo entre poderes venezuelanos e promete melhorar relações

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou hoje ao diálogo entre os distintos poderes venezuelanos e prometeu esforçar-se para melhorar as relações bilaterais.

© Francois Lenoir / Reuters

Numa mensagem ao povo venezuelano, em seu nome e no do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Kerry afirmou que "o último ano foi extremamente difícil para o povo venezuelano", mostrando-se ciente das "necessidades económicas, divisões políticas e graves adversidades".

Para Kerry, "os venezuelanos demonstraram, no passado, a sua capacidade de resistência".

Assegurou que os Estados Unidos "têm confiança na sua capacidade de encontrar uma saída da crise atual".

"Pedimos aos líderes de todos os poderes do Estado para participarem no diálogo nacional que é necessário para enfrentar de forma eficaz os problemas do seu país", declarou.

A mensagem de Kerry surge um dia depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, felicitar os Estados Unidos pelo seu dia da independência, que se celebrou a 04 de julho.

Na mensagem, Maduro expressou "a vontade de estabelecer relações diplomáticas bilaterais de respeito" com os Estados Unidos, "guiadas pelo Direito Internacional e por princípios como a igualdade soberana dos Estados e o direito à autodeterminação dos povos".

As relações entre os Estados Unidos e a Venezuela estão em baixo desde a saída dos embaixadores, em 2010, e agravaram-se devido ao facto de o Governo venezuelano acusar Washington de interferir nos seus assuntos internos.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.