sicnot

Perfil

Mundo

NATO aprova reforço militar no leste europeu

Decorre em Varsóvia mais uma Cimeira da NATO, a reunião fica marcada pelo reforço das relações da Aliança Atlântica com a União Europeia, e pelo reforço da presença militar no leste europeu.

© Jonathan Ernst / Reuters

O acordo assinado prevê um reforço da cooperação operacional entre as duas organizações em matéria de cibersegurança e de segurança marítima.

A coordenação conjunta em operações no mediterrâneo é um dos objetivos, em resposta à crise dos refugiados. Um pouco à semelhança do que já acontece no mar Egeu, onde a União Europeia e a Nato trabalham juntas para travar o fluxo ilegal de migrantes entre a Turquia e a Grécia.

Outra das decisões que sairá da Cimeira diz respeito à criação de quatro batalhõe. como resposta às ambições russas depois da crise na Ucrânia.

Barack Obama anunciou já a deslocação de mil soldados dos Estados Unidos para a Polónia. Os outros três batalhões serão instalados na Estónia, Letónia e Lituânia.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.