sicnot

Perfil

Mundo

NATO aprova reforço militar no leste europeu

Decorre em Varsóvia mais uma Cimeira da NATO, a reunião fica marcada pelo reforço das relações da Aliança Atlântica com a União Europeia, e pelo reforço da presença militar no leste europeu.

© Jonathan Ernst / Reuters

O acordo assinado prevê um reforço da cooperação operacional entre as duas organizações em matéria de cibersegurança e de segurança marítima.

A coordenação conjunta em operações no mediterrâneo é um dos objetivos, em resposta à crise dos refugiados. Um pouco à semelhança do que já acontece no mar Egeu, onde a União Europeia e a Nato trabalham juntas para travar o fluxo ilegal de migrantes entre a Turquia e a Grécia.

Outra das decisões que sairá da Cimeira diz respeito à criação de quatro batalhõe. como resposta às ambições russas depois da crise na Ucrânia.

Barack Obama anunciou já a deslocação de mil soldados dos Estados Unidos para a Polónia. Os outros três batalhões serão instalados na Estónia, Letónia e Lituânia.

  • Médicos e ministro da Saúde voltam hoje às negociações

    País

    O Ministério da Saúde deverá apresentar uma proposta que poderá ser decisiva para a convocação ou não de uma nova greve. O Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional de Médicos tinham anunciado, no dia 11 de agosto, que vão realizar uma greve de dois dias na primeira semana de outubro, se a nova proposta negocial não levar em conta o que reivindicam.

  • PJ de Portimão deteve italiano foragido
    0:55

    País

    A Polícia Judiciária de Portimão deteve em Lagos um homem italiano que aguardava extradição. O antigo piloto de automóveis esteve foragido durante quase um ano, depois de ter cortado a pulseira eletrónica.