sicnot

Perfil

Mundo

Toureiro espanhol morre ao ser atingido por touro nas costas

O toureiro Víctor Barrio, de 29 anos, morreu esta noite na praça de touros de Teruel, leste de Espanha, na sequência de uma colhida pelo terceiro touro da corrida, disseram fontes municipais.

Barrio recebeu cuidados imediatos, mas não resistiu aos ferimentos, acrescentaram as mesmas fontes, que anunciaram a suspensão das festas taurinas.

Nascido a 29 de maio de 1987, Barrio recebeu a alternativa na praça de touros de Las Ventas de Madrid, a 08 de abril de 2012, tendo conquistado várias distinções como melhor toureiro em Bilbau e Santander, e os prémios Alfarero de Oro, Frascuelo de Plata, Espiga de Oro, Mesonero Mayor de Castilla e Chimenea de Oro.

Barrio chegou tarde às lides, depois de trabalhar num campo de golfe, ocupação que conciliava com os estudos.

A decisão foi tomada aos 20 anos. "Sempre senti grande admiração pelos toureiros e pela festa, mas tinha vergonha de dizer que queria ser toureiro e um herói como eles", disse, de acordo com a agência espanhola de notícias.

A morte de Víctor Barrio é a primeira deste século em Espanha, indicou a agência noticiosa EFE.

As mortes dos toureiros Francisco Rivera "Paquirri" (Pozoblanco, Córdoba, 1984) e José Cubero "Yiyo" (Colmenar Viejo, Madrid, 1985), assim como as dos bandarilheiros 'Manolo Montoliú' e Ramón Soto Vargas (ambas em 1992) foram as últimas nas arenas espanholas.

Lusa

  • A história de João Ricardo
    10:37
  • Parceiros sociais começam hoje debate sobre salário mínimo

    Economia

    Os parceiros sociais reúnem-se hoje com o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, para iniciarem a discussão sobre a atualização do salário mínimo para o próximo ano, com as centrais sindicais e confederações patronais a assumirem posições divergentes.Em cima da mesa estarão as propostas das centrais sindicais, com a CGTP a exigir 600 euros a partir de janeiro de 2018 e a UGT a reivindicar 585 euros como ponto de partida para a negociação.

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • "No fim, logo se vê" se foram quatro anos de uma legislatura perdida
    1:28

    País

    Pedro Passos Coelho acusa o Governo de perder uma legislatura. O presidente do PSD diz que "no fim, logo se vê" se foram ou não quatro anos de oportunidade perdida para o país. No último Conselho Nacional antes das eleições diretas do partido, Passos acusou o Executivo de perder o rumo e apontou os casos do Infarmed e do aumento do preço da água como exemplos de desorientação.

  • Marcelo apoia novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil
    0:44

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa considera o novo Mecanismo de Proteção Civil uma ideia muito boa, que tem todo o apoio do Governo e do Presidente da República. Marcelo apenas lamenta que o modelo não existisse durante os incêndios deste ano.