sicnot

Perfil

Mundo

Ucrânia de volta à agenda dos líderes da NATO

O encontro dos chefes de Estado e do Governo dos 28 países da NATO com o Presidente da Ucrânia encerra hoje a cimeira bienal da aliança, em Varsóvia, na qual foi já formalizado o reforço militar no leste europeu.

Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko

Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko

© Jerzy Dudek / Reuters


No final do primeiro dia de trabalhos, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, justificou o envio de militares para a Polónia, Letónia, Lituânia e Estónia como uma "resposta defensiva e proporcionada às ações da Rússia na Ucrânia, ao anexar ilegalmente a Crimeia (em 2014).

Porém, o responsável garantiu que não se deseja "nem uma guerra-fria, nem confrontação", mas sim a continuação de um "diálogo construtivo com a Rússia".

Pela parte de Portugal, o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, tem afirmado a defesa de "firmeza no flanco leste, mas essa firmeza não deve confundir-se com um processo de escalada".

O primeiro tema na agenda é, porém, o Afeganistão, numa reunião que terá a presença do primeiro-ministro, António Costa, que lidera a delegação portuguesa, que também integra o responsável pela Defesa e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Outro assunto a tratar será a interoperabilidade, num encontro dos titulares da Defesa.

Lusa

  • EUA garantem que Brexit vai reforçar a NATO
    0:54

    Brexit

    Os Estados Unidos da América consideram que a saída do Reino Unido da União Europeia não vai enfraquecer a NATO, muito pelo contrário. A mensagem foi deixada hoje pelo secretário de estado norte-americano. John Kerry está em Bruxelas a preparar a próxima cimeira da Aliança Atlântica.

  • Obama alerta para riscos de histeria com o Brexit
    0:47

    Brexit

    O Presidente dos Estados Unidos da América lançou um alerta para o risco de uma histeria coletiva, face à saída do Reino Unido da União Europeia. Barack Obama prefere uma perspetiva mais calma, dizendo que nem a Europa nem a NATO estão à beira de um cataclismo.

  • Líderes da Aliança Atlântica em Varsóvia
    2:14

    Mundo

    Os líderes da NATO estão reunidos em Varsóvia. Barack Obama elogiou o projeto europeu e desaconselhou a negociações adversas e prolongadas com o Reino Unido. A NATO assinou um acordo de cooperação coma União Europeia, também em questões de segurança marítima. Veja em baixo o vídeo colocado no Instagram de António Costa, onde mostra o encontro entre o primeiro-ministro e Barack Obama.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.