sicnot

Perfil

Mundo

Ucrânia de volta à agenda dos líderes da NATO

O encontro dos chefes de Estado e do Governo dos 28 países da NATO com o Presidente da Ucrânia encerra hoje a cimeira bienal da aliança, em Varsóvia, na qual foi já formalizado o reforço militar no leste europeu.

Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko

Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko

© Jerzy Dudek / Reuters


No final do primeiro dia de trabalhos, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, justificou o envio de militares para a Polónia, Letónia, Lituânia e Estónia como uma "resposta defensiva e proporcionada às ações da Rússia na Ucrânia, ao anexar ilegalmente a Crimeia (em 2014).

Porém, o responsável garantiu que não se deseja "nem uma guerra-fria, nem confrontação", mas sim a continuação de um "diálogo construtivo com a Rússia".

Pela parte de Portugal, o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, tem afirmado a defesa de "firmeza no flanco leste, mas essa firmeza não deve confundir-se com um processo de escalada".

O primeiro tema na agenda é, porém, o Afeganistão, numa reunião que terá a presença do primeiro-ministro, António Costa, que lidera a delegação portuguesa, que também integra o responsável pela Defesa e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Outro assunto a tratar será a interoperabilidade, num encontro dos titulares da Defesa.

Lusa

  • EUA garantem que Brexit vai reforçar a NATO
    0:54

    Brexit

    Os Estados Unidos da América consideram que a saída do Reino Unido da União Europeia não vai enfraquecer a NATO, muito pelo contrário. A mensagem foi deixada hoje pelo secretário de estado norte-americano. John Kerry está em Bruxelas a preparar a próxima cimeira da Aliança Atlântica.

  • Obama alerta para riscos de histeria com o Brexit
    0:47

    Brexit

    O Presidente dos Estados Unidos da América lançou um alerta para o risco de uma histeria coletiva, face à saída do Reino Unido da União Europeia. Barack Obama prefere uma perspetiva mais calma, dizendo que nem a Europa nem a NATO estão à beira de um cataclismo.

  • Líderes da Aliança Atlântica em Varsóvia
    2:14

    Mundo

    Os líderes da NATO estão reunidos em Varsóvia. Barack Obama elogiou o projeto europeu e desaconselhou a negociações adversas e prolongadas com o Reino Unido. A NATO assinou um acordo de cooperação coma União Europeia, também em questões de segurança marítima. Veja em baixo o vídeo colocado no Instagram de António Costa, onde mostra o encontro entre o primeiro-ministro e Barack Obama.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.