sicnot

Perfil

Mundo

Dois ataques dos curdos do PKK matam seis pessoas na Turquia

Militantes da organização Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) mataram hoje cinco soldados turcos e um 'guarda de aldeia' em dois ataques separados, segundo o Exército e a imprensa local.

© Goran Tomasevic / Reuters

Um soldado turco foi morto juntamente com o 'guarda de aldeia' (habitantes locais que cooperam com as forças de segurança turcas) no carro armadilhado na província oriental de Van.

Neste ataque, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas, incluindo 10 soldados e cinco guardas de aldeia.

Noutro ataque, hoje à tarde, quatro soldados foram mortos e um outro soldado ficou ferido na explosão de uma bomba na província de Hakkari, segundo uma agência de notícias local que cita as Forças Armadas.

O PKK é uma organização curda que desde 1984 tem lutado contra o Estado turco, em defesa de um Curdistão autónomo.

Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.