sicnot

Perfil

Mundo

Novos confrontos nas proximidades de base de missão da ONU no Sudão do Sul

As tropas leais ao Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e as fiéis ao seu rival, o vice-presidente, Riek Machar, protagonizaram novos confrontos perto de uma base da missão da ONU no Sudão do Sul em Juba, segundo a organização.

Reuters

Além disso, segundo o diário National Courier, ouviram-se disparos esporádicos na zona de New Site e houve confrontos numa área próxima de um posto de controlo.

A missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) apelou, no domingo, às partes envolvidas no conflito para cessarem os ataques perto das suas instalações, onde se encontram refugiadas centenas de pessoas e onde procuraram abrigo inúmeros deslocados após o novo surto de violência, que ameaça a frágil paz no país.

"As Nações Unidas instam todas as partes a respeitar a condição da ONU e condenam qualquer tentativa deliberada de ataque às suas instalações e ao seu pessoal", indicou a missão internacional em comunicado.

Desde quinta-feira, mais de 269 pessoas morreram em confrontos entre as forças governamentais e opositoras.

O governo do Presidente Salva Kiir e a oposição armada liderada por Riek Machar alcançaram um acordo de paz em agosto de 2015 e formaram um governo de unidade nacional em abril último.

O acordo prevê que as forças leais aos dois dirigentes políticos sejam integradas no exército sul-sudanês.

A guerra civil no Sudão do Sul, que no domingo cumpriu cinco anos de existência, sendo o país mais jovem do mundo, começou com combates no seio das forças armadas, minadas por conflitos políticos e étnicos alimentados pela rivalidade entre o Presidente Salva Kiir, da etnia dinka, e o seu ex-vice-presidente Riek Machar, da tribo nuer.

A continuação dos combates em diversas zonas do país entre milícias com interesses locais levantam dúvidas sobre a capacidade do acordo de paz resolver o conflito étnico e de poder do Sudão do Sul.

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.