sicnot

Perfil

Mundo

Protestos nos EUA já têm fotografia emblemática

A fotografia de uma cidadã anónima, na manifestação "Black Lives Matter" em Baton Rouge, no Louisiana, está a tornar-se o símbolo dos protestos que têm eclodido nos EUA, entre manifestantes afro-americanos e as autoridades policiais.

© Jonathan Bachman / Reuters

Num ambiente de acentuada tensão entre manifestantes e polícia, uma mulher jovem, de vestido e aparência calma, apresenta-se frente a dois agentes. A fotografia foi tirada por Jonathan Bachman, da agência Reuters.

A mulher, cuja identidade não foi revelada, ter-se-à recusado a abandonar o local, quando a polícia de choque tentava forçar os manifestantes a sair. Foi mais tarde detida, mas acabou por ser libertada, de acordo com o New York Daily News.

"Tudi aconteceu muito rápido, mas pude perceber que ela não se ia mexer e parecia que estava a afirmar uma posição (...). E pareceu-me um bom local para tirar uma foto (...). Não foi violento. Ela não disse nada, não resistiu e a polícia não a puxou dali", contou o fotógrafo à imprensa.

Durante o fim de semana, várias cidades dos Estados Unidos viveram confrontos causados pela tensão racial - 200 pessoas foram detidas e cinco polícias ficaram feridos, na sequência dos protestos pelas mortes causadas por agentes da autoridade.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.