sicnot

Perfil

Mundo

Descobertos no Chipre restos do que pode ser a vila mais antiga do mundo

Estruturas com mais de 11.000 anos foram descobertas no Chipre e podem ser restos da vila mais antiga alguma vez descoberta no mundo, anunciaram hoje os responsáveis.

© Yorgos Karahalis / Reuters

Mais de 20 estruturas arredondadas foram descobertas em Klimonas, perto da vila meridional de Limassol, segundo o Departamento de Antiguidades, acrescentando que se trata "da manifestação mais antiga de um estilo de vida agrícola e dos moradores alguma vez conhecida no mundo".

Segundo o Departamento de Antiguidades da ilha do Mediterrâneo as estruturas têm entre 10.500 e 11.500 anos e portanto foram construídas pelo menos 2.000 anos antes do até agora mais antigo assentamento conhecido do Chipre, Choirokoitia (sul), inscrito na UNESCO como Património Mundial.

Ossos de animais, incluindo cães e gatos, foram também descobertos no local, que segundo os arqueólogos ocuparia uma área de 5.000 metros quadrados.

"As estruturas foram construídas em pequenos terraços no flanco da montanha virado para o mar", segundo a mesma fonte, que disse que foram descobertas ferramentas de pedra e objetos para caça e para agricultura, semelhantes a outros objetos do Neolítico já descobertos.

As escavações foram dirigidas pelos franceses François Briois e Jean-Denis Vigne. O Departamento de Antiguidades adiantou que os habitantes de Klimonas deveriam ser caçadores de pequenas aves e de javalis.

O período do Neolítico começa sensivelmente 10 mil anos antes de Cristo com a sedentarização do homem. Jericó, na atual Jordânia, é considerada uma das cidades mais antigas do mundo.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".